Novamente o Hospital São Lucas de Pato Branco voltou a alertar a população quanto a tentativa de golpe.
Na sexta-feira (12), golpistas passaram a abordar por meio do aplicativo WhatsApp, familiares de pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI), passando informações falsas de possíveis procedimentos hospitalares e pedindo quantias consideráveis via PIX.
O diretor do Instituto São Lucas, Sérgio Wolker comenta que constantemente há o relato de familiares de abordagens de golpistas, contudo, nas tentativas mais recentes, dois familiares de pacientes internados no CTI procuraram a direção do hospital durante o horário de visita, relatando que receberam as mensagens.
Em ambos os casos, no contato com os familiares, os golpistas orientam os mesmos a manterem apenas o contato pelo WhatsApp e não relatarem para o hospital quanto a abordagem.
Como forma de mobilizar os familiares, os golpistas afirmam que o paciente precisa ser submetido a exame que não teria cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS), e que seria importante para ter uma melhor conduta do paciente. Em seguida é solicitado o pagamento via PIX.
Segundo Wolker, tão logo a direção do hospital tomou conhecimento das tentativas de golpe, entrou em contato com os familiares de todos os pacientes internados no CTI alertando para a situação.
A direção do hospital ainda pede que sempre em caso de dúvidas, a população entre em contato com seus canais oficiais.