Hospital Veterinário cadastra cães e gatos para banco de doadores de sangue

Não são apenas os humanos que, em algumas situações de emergência em saúde, precisam de doação de sangue. Cães e gatos que sofrem de algumas doenças, ou quando sofrem traumas e perdem muito sangue, também precisam de transfusão. No entanto, não existe nenhum banco de sangue veterinário em nossa região que ofereça bolsas com material já coletado, por isso a busca por uma doação pode ser demorada. Isso porque o doador precisa preencher todos os requisitos, que são: ter o peso mínimo (30 quilos para cães e 6 quilos para gatos); ser adulto jovem; estar com as vacinas em dia; estar livre de pulgas, carrapatos e verminoses; no caso de gatos, não pode ser positivo para Fiv ou Felv; e não pode ter doado sangue nos últimos seis meses. 

Pensando em agilizar esse processo, o Hospital Veterinários Com Amor, de Pato Branco, está cadastrando animais que possam ser doadores de sangue quando houver necessidade. “Com o banco, a comunicação fica facilitada, e mesmo que os testes para a doação sejam morosos, saber onde encontrar um animal com as características necessárias para doar já acelera o processo”, comenta a médica veterinária e gestora do hospital, Karine Pacheco.

Processo

Karine explica que, após encontrar um animal que preencha todos os requisitos, é feita uma pequena coleta de sangue para fazer o teste de compatibilidade com o receptor. Só depois de saber se o sangue é compatível, fazemos a coleta da bolsa de sangue e passamos para o receptor. “Tudo isso precisa ser muito rápido, principalmente quando é uma situação emergencial, por isso precisamos ter um banco de dados”, explica.

Ainda, se o teste de compatibilidade der negativo, é preciso testar outros doadores. “Já aconteceu de termos pacientes atropelados, conseguirmos um único doador e ele não ser compatível. Por isso é importante que a gente tenha um banco de dados”, avalia.

A veterinária diz que encontrar doadores que preencham todos os requisitos é difícil, principalmente gatos porque, em geral, não é comum encontrar gatos acima de 6 quilos, geralmente eles pesam menos.

Outra característica que contribui para a agilidade do processo é o animal ser dócil, já acostumado com manipulação. “Isso evita que o doador necessite de uma sedação leve para doar”, indica.

Contato

Quem tiver animais que sejam possíveis doadores e quiser deixá-los à disposição através do cadastro no banco de dados, basta chamar no whatsapp 46 9133-5080.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.