Na última quinta-feira, 16 de maio, o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR-Paraná) organizou o evento ‘O Campo sob o Olhar Feminino’ no Centro de Eventos dos Lagos do Iguaçu, em São Jorge D’Oeste. O evento, que se estendeu durante todo o dia, teve como objetivo valorizar e empoderar as mulheres do setor agropecuário.
Pela manhã, Sirlei Benetti ministrou a palestra ‘O Agro também é delas’, abordando a crescente participação feminina no agronegócio. A programação incluiu diversas oficinas e uma mesa-redonda intitulada ‘Destaques Femininos do Sudoeste’, mediada pela jornalista Renata Pagnoncelli.
Entre as entrevistadas estavam a produtora de leite Edilce Duarte, de Sulina; Maristela Gaio, de São Jorge D’Oeste; Raquel Doneda, de Bela Vista da Caroba; Roseli Dutra de Almeida, de Santo Antônio do Sudoeste; Lizânia Tedesco, de São Jorge D’Oeste; Cely Moraes Zocche e Ana Lúcia Pecetti, de Pato Branco. O evento também contou com uma feira de produtos do agronegócio local, proporcionando uma plataforma para a comercialização e troca de experiências.
A gerente mesorregional do IDR-Paraná, Rosane Dalpiva Bragatto, elogiou o evento, afirmando que ele superou as expectativas. “Foi maravilhoso. O conhecimento agregado, as palestras, atividades, e a participação ativa das mulheres foram muito importantes. A feira, os cuidados com a saúde, o bem-estar, a beleza com o programa ‘Ame-se’, e a parceria com a Prefeitura foram fundamentais. Provocamos as mulheres desde a parte técnica, cultural até o emocional. Plantamos uma semente para que elas se transformem em profissionais chamadas agricultoras,” disse Rosane.
A prefeita de São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha (PSD), agradeceu a oportunidade de sediar o encontro. “É o primeiro encontro da mulher rural do Sudoeste neste belo espaço. Tivemos uma participação ativa e o objetivo era esse. A palestra de Sirlei Benetti e a mesa-redonda foram muito boas. Recebemos pessoas de toda a região que vão voltar para suas propriedades com aprendizados importantes,” completou.
O evento foi organizado pelo IDR-Paraná em parceria com a Prefeitura de São Jorge D’Oeste e contou com o apoio da Piracanjuba, Sistema Faep, Cresol, Pedreira Zotti e UTFPR.
Comentários estão fechados.