IDR realiza entrega de caprinos a produtores locais

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) está realizando esta semana a entrega de bodes a produtores rurais da região, por meio de um projeto desenvolvido para promover a caprinocultura de corte. Os animais são criados na unidade de Pato Branco e repassados a agricultores de todo o Paraná cadastrados no programa, que é realizado desde 2007.

De acordo com André da Silveira, pesquisador do IDR, desde o início do projeto cerca de 750 animais já foram distribuídos. Neste ano serão aproximadamente 75 animais, dos quais cerca de 70% serão entregues a produtores do sudoeste.

Até esta quarta-feira (5), compareceram a unidade para a retirada produtores de municípios como Mariópolis, Chopinzinho, Pato Branco, Clevelândia, São João, Coronel vivida, Francisco Beltrão, Enéas Marques, Honório Serpa, Itapejara D´Oeste, Marmeleiro, São Jorge D´Oeste, Saudades do Iguaçu, Verê, Vitorino e Bom Sucesso do Sul. As entregas serão feitas até a próxima sexta-feira (7).

Silveira adiantou que este será o último ano de realização do projeto na unidade de Pato Branco. A iniciativa passará a ser realizada a partir da cidade de Mato Rico.

Pelo segundo ano consecutivo, o repasse dos animais foi feito de forma gradativa, por conta das medidas de prevenção ao avanço da pandemia de Covid-19. Silveira explica que apenas um produtor de cada município está recebendo os animais, e distribuindo aos demais cadastrados da localidade.

Em tempos pré – pandemia, a entrega era feita em um evento, onde os produtores também participavam de palestras e atividades técnicas.

Projeto
O técnico do IDR explica que o objetivo do programa é oferecer genética especializada para a produção de carne. Antes da iniciativa, o rendimento de carcaça do rebanho regional dificilmente passava de 40%. O percentual analisa a quantidade de aproveitamento médio de carne de cada animal.

Ainda que não tenha apresentado números, Silveira analisa que a iniciativa representou uma melhora na produtividade local. O contexto regional, porém, careceria de articulação para um maior desenvolvimento do mercado local de produtos de origem caprina, opina o pesquisador

O projeto é destinado para pequenos produtores com os devidos registros legais, que já possuem cabras em seu rebanho, pois a iniciativa realiza a entrega apenas de espécimes machos. A contrapartida dos beneficiados é de R$ 100 por animal, valor simbólico, segundo Silveira.

você pode gostar também
Deixe uma resposta