Impugnações adiam resultado das eleições do PT no Paraná

A definição do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT no Paraná ficará para depois. Pelo menos 11 municípios tiveram a votação do último domingo (27) contestada por suspeitas de irregularidades, segundo informou a coordenação da chapa “O PT Mais Perto de Você”.

“Só consideraremos os resultados do PED no Paraná após o julgamento, em última instância, dos pedidos de impugnação, que evidenciam irregularidades graves”, afirmou Joaquim Ribeiro, representante da coordenação.

Entre as cidades com questionamentos estão Apucarana, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Contenda, Engenheiro Beltrão, Flórida, Lobato, Londrina, Mallet, Mandaguari e Rio Azul.

De acordo com Ribeiro, as denúncias incluem:

  • Lista de votantes preenchida antes do início da votação;
  • “Morto votante”;
  • Local de votação diferente do divulgado no sistema do PT;
  • Dificultação do trabalho dos fiscais, que teriam sido impedidos de conferir documentos dos filiados.

As ocorrências foram registradas em vídeos, atas, fotos, testemunhos e, em alguns casos, até em Boletins de Ocorrência.

“É grave, triste e precisamos dar um basta nesse tipo de irregularidade para que isso não ocorra mais. Confiamos na decisão da Nacional. Não passarão! Esse tipo de prática não cabe no PT que queremos”, declarou Ribeiro.

Votos sob suspeita podem decidir disputa

As urnas contestadas somam 1.009 votos válidos, dos quais 86% beneficiam o atual presidente do PT Paraná, deputado estadual Arilson Chiorato (872 votos). O deputado federal Zeca Dirceu, adversário na disputa, obteve 137 votos (14%) nesses municípios.

Com 97% das urnas apuradas e uma diferença inferior a 1% entre os dois candidatos, o julgamento das impugnações será determinante.

“Fica impossível estabelecer o vencedor antes da apreciação dos recursos”, reforçou Joaquim Ribeiro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.