A Incubadora Municipal de Pato Branco realizou na tarde dessa sexta-feira (20), a solenidade de graduação de sete empresas que passaram pelo processo de incubação. O evento aconteceu no Parque Tecnológico e contou com a presença de representantes das empresas, que receberam um certificado e um troféu, do prefeito Robson Cantu, do secretário municipal de ciência tecnologia e inovação, Giles Balbinotti, da diretora da incubadora, Silvia Scariotto, do presidente do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Cleverson Brandelero, entre outros representantes do ecossistema local de tecnologia e inovação.
As empresas graduadas nesta sexta-feira passaram por todo processo de desenvolvimento de projetos e alcançaram seu estágio final, ou seja, já possuem estrutura para atuar de forma independente no mercado.
Silvia Scariotto, diretora da Incubadora Municipal, explica que o processo envolve algumas etapas. A primeira pode ser a pré-incubação, onde os empreendedores conseguem analisar as características e a viabilidade de suas ideias de negócio.
Os interessados em participar da pré-incubação podem procurar o Parque Tecnológico presencialmente ou por meio do telefone: (46) 3220 – 6080.
A segunda etapa é o processo de inscrição no edital e análise de projeto por parte de uma banca, responsável por aprovar ou não a entrada na incubadora. Podem se inscrever no edital projetos de negócio voltadas a inovação.
O edital está aberto de forma contínua, e pode ser consultado na página da incubadora (smcti.patobranco.pr.gov.br/incubadora). Na página e nas redes sociais da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação são divulgadas as datas de inscrição para o processo de banca. Não é necessário passar pelo processo de pré-incubação para se inscrever no edital.
Uma vez na incubadora, a empresa tem acesso à infraestrutura mediante o pagamento de um valor simbólico, além de receber treinamentos e suporte em diversas áreas, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento. O processo de incubação é de até dois anos.
Empresas
Na sexta, receberam os certificados as empresas Voraz, Mogo, Rise Go, Mercattum, Terris, CH4 e EAJ Automações. Leonel Inocencio, diretor financeiro da Voraz Tecnologia, conta que os treinamentos recebidos no processo de incubação foram fundamentais para o desenvolvimento.
Porém, ele destaca a convivência com outros empresários, estudantes e técnicos de entidades como o Sebrae como um dos grandes diferenciais da incubadora.
A empresa desenvolve softwares para agroindústrias e entrou na incubadora com três colaboradores. Hoje a Voraz atua em todo o mercado nacional e conta com a uma equipe de 22 colaboradores.
O prefeito Robson Cantu afirmou que o espaço da incubadora é um espaço favorável ao desenvolvimento de empresas e de novas tecnologias. Na sua opinião, este é um diferencial para Pato Branco no cenário nacional.
Giles Balbinotti, secretário municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, destacou que a solenidade foi um momento de reconhecer o trabalho das empresas graduadas.
Já Cleverson Brandelero, presidente do NTI, mencionou que a graduação é o início de um novo processo, com novos desafios: a presença no mercado.
Comentários estão fechados.