Francisco Beltrão passou a sediar a maior indústria de bags das Américas, inaugurada nesta quinta-feira (11). A unidade da Rafitec, chamada Big Bag Beltrão, está instalada em um barracão de 9 mil m² dentro do complexo penal do município e deve gerar até 900 empregos nos próximos meses.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Antonio Pedron, da diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre, do diretor da Rafitec, Jacir Padilha, além de representantes do Judiciário, forças de segurança e do Vaccaro Group, holding à qual a Rafitec pertence.
Produção pode alcançar 1.500 toneladas mensais
A Big Bag Beltrão vai produzir bags de ráfia utilizados no transporte de areia, grãos, fertilizantes, açúcar e outros produtos. A previsão inicial é de 1.500 toneladas mensais, com cerca de 450 detentos empregados. Com a implantação do segundo turno de produção, esse número pode dobrar, chegando a 900 postos de trabalho.
Segundo o prefeito Pedron, o projeto alia desenvolvimento econômico e ressocialização.
“Quando falamos em ressocialização, na prática é isso: dar trabalho, dignidade e a chance de um recomeço diferente para quem está preso”, afirmou.
Mão de obra prisional com remição de pena
Os detentos contratados receberão salário e terão direito à remição de pena: a cada três dias trabalhados, um é descontado do tempo de detenção. O modelo já existe em outras penitenciárias industriais vinculadas ao Deppen (Departamento de Polícia Penal do Paraná), mas esta é a primeira iniciativa do tipo na região Sudoeste em parceria com uma indústria de grande porte.
Apoio da Prefeitura viabilizou o projeto
A Prefeitura de Francisco Beltrão apoia a iniciativa desde 2023. Neste ano, firmou um termo de compromisso que garantiu a área e os serviços de terraplanagem para a construção do barracão. Um novo espaço já começou a ser preparado para ampliar as operações.
Comentários estão fechados.