Dando sequência aos projetos de aperfeiçoamento dos profissionais de educação do município de Pato Branco, as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e a de Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco, iniciaram mais turma no curso de formação em Astronomia e Ciências Afins -“Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores”.
São mais 32 docentes da rede de ensino municipal ampliando o conhecimento. Conforme Aline Sasso, chefe da Divisão do Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, a formação tem como objetivo fomentar a cultura científica e a construção da massa crítica de forma lúdica, didática e acessível a todo tipo de público.
“O objetivo principal é aperfeiçoar o professor da rede municipal de Pato Branco, para que ele repasse para o aluno dentro da sala de aula, fazendo com que eles tenham o entendimento do que é e qual a importância da Astronomia”, pontua Aline.
A formação visa apresentar os conceitos básicos em Astronomia e ciências afins, com uma melhor percepção, trabalhando a história da Astronomia, sobre o Sistema Solar, gravitação, uso de software de Astronomia, entre outros assuntos, trabalhando a metodologia prática e teórica.
A primeira turma, também com 32 alunos, iniciou ainda em setembro de 2022. A expectativa para a conclusão do curso é para junho deste ano (2023). Alguns dos professores já estão aplicando os conceitos sobre Astronomia em sala de aula.
Projeto Astronomia
Idealizado pela Prefeitura de Pato Branco, por meio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e apoio e de Educação e Cultura. Juntamente com o Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco, a formação dos docentes é a segunda etapa do projeto. A primeira etapa, foi a elaboração e planejamento das ações.
A terceira fase está em andamento, que é a implantação do Polo de Astronomia e Ciências Afins. Com a liberação do Instituto Água e Terra (IAT) para o município poder utilizar o espaço do antigo restaurante no Parque Estadual Vitório Piassa, no local será montado o Espaço Astronomia, onde será realizada exposição do acervo de materiais de Astronomia e Ciências Afins, aulas práticas, visitas de escolas, entre outras atividades.
Comentários estão fechados.