O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para tempestades nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Centro-oeste e Leste do Paraná nesta quinta-feira (2). O alerta de perigo, que abrange 121 cidades, permanece até às 12h de sexta-feira (3). As previsões indicam possibilidade de chuvas intensas, podendo acumular até 100 milímetros por dia, acompanhadas por fortes ventos que podem alcançar velocidades de até 100 km/h.
Os meteorologistas advertem sobre riscos associados a essas condições climáticas, incluindo corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Apesar da gravidade do alerta, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informa que as tempestades previstas para o estado não devem atingir a intensidade daquelas que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul.
Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, esclarece que a situação no Paraná será influenciada pela aproximação de uma frente fria, mas que as tempestades mais severas, como as observadas no Rio Grande do Sul, não devem se estender até o Paraná. “Essas tempestades não conseguem chegar até o nosso estado. No leste, centro-sul e oeste vamos ter uma pequena mudança entre quinta e sexta-feira, mas as tempestades esperadas não são do mesmo nível e da mesma categoria que estão ocorrendo no estado gaúcho”, detalhou Kneib.
Moradores das regiões que podem ser afetadas, pelo alerta de tempestade, são aconselhados a tomar precauções adequadas e a acompanhar atualizações meteorológicas para evitar maiores complicações decorrentes do mau tempo.
Comentários estão fechados.