Inscrições para estudar na UTFPR através do Sisu estão abertas

Foi aberta nesta quinta-feira (16) as inscrições para 4.444 vagas de 112 cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. Das vagas, 514 são voltadas para os 13 cursos do campus de Pato Branco.

Esta edição ofertará para os inscritos dois novos bacharelados no Sudoeste do Paraná, sendo o de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, em Pato Branco; e Sistemas de Informação, em Francisco Beltrão.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 24 de fevereiro utilizando a nota do Enem 2022 através do site acessounico.mec.gov.br/sisu, com possibilidade de escolher dois cursos. Os estudantes aprovados serão convocados através de 1ª chamada no dia 28 de fevereiro.

De acordo com o diretor-geral da UTFPR, Campus de Pato Branco, Gilson Ditzel Santos, a universidade conta com 28 professores reconhecidos internacionalmente, além de sempre contar com novos alunos a cada semestre que mantém a renovação cultural e dinâmica social.

“Todo ano entra gente nova e essa oxigenação, o saber novo que vem pelos alunos, nos desafia e faz mover para frente. O ponto crítico e a vantagem de uma universidade são os alunos novos, pois dependemos deles e é para eles que existimos”, destaca o reitor.

Sisu X vestibular

Para Gilson, o Sisu foi uma mudança contrastante no ensino superior brasileiro, já que, em Pato Branco, a partir da implementação do Sisu, em 2011, começaram a vir alunos de todas as regiões do país e, “no ponto de vista da aprendizagem, foi fantástico, porque os alunos podem conviver com pessoas de diversos lugares”.

No entanto, o diretor-geral aponta que a UTFPR, presente em 13 regiões do Paraná e focado em resolver os problemas de cada região em que o campus está inserido, o Sisu resultou em um afastamento do público regional.

“Seguindo essa lógica, várias universidades optam pelo ingresso através do vestibular, para atrair pessoas de regiões próximas”, comenta, ao afirmar que a partir do segundo semestre de 2023, a UTFPR voltará a aplicar o vestibular, “tentando fazer um equilíbrio entre o papel regional e a inserção da diversidade nacional”.

Ensino remoto

Com a chegada da pandemia da covid-19, as aulas remotas passaram a fazer parte da vida de estudantes e professores. Com isso, Gilson aponta uma tendência dos alunos optarem pelo ensino a distância, não necessitando mudar para a região de Pato Branco.

“Entendo que as tecnologias existem para melhorar a nossa vida e esse foi o lado positivo da pandemia”, aponta.

Gilson afirma que muitas aulas não precisam contar com a presença física do aluno que podem estar em contato com o professor através de ferramentas virtuais. “Estamos fazendo mudanças para que cada vez mais a tecnologia faça parte da universidade”.

O diretor geral destaca que é necessário ponderar o uso das ferramentas virtuais já que, por mais que tragam muitos benefícios, “o EAD puro, para quem trabalha com isso, ele é fraco e não traz as vantagens que a interação física permite”. Por exemplo, as aulas laboratoriais não podem ser substituídas, dando a deixa para a necessidade de manter ao menos um ensino híbrido.

“O ensino híbrido é o caminho para a formação do profissional com maior número de competências. A gente também entende que existem barreiras, tanto culturais quanto do Governo Federal com legislações, mas a universidade tecnológica busca um equilíbrio entre o virtual e presencial”, conclui.

Cronograma da primeira chamada

  • Até 24 de fevereiro – Inscrições com a nota do Enem 2022;
  • 28 de fevereiro – Divulgação de aprovados em 1ª chamada;
  • 28 de fevereiro a 8 de março – Inscrições na lista de espera;
  • 2 a 8 de março – Matrículas online;
  • 10 a 12 de março – Período para resolução de pendências;
  • 13 de março – Classificação preliminar – Etapa 1;
  • 17 e 18 de março – Confirmação de matrícula;
  • 20 de março – Início das aulas.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.