Estão abertas as inscrições para participar do Prêmio Empresa Inovadora, uma iniciativa da Connect Week, da Viasoft e da Associação Comercial do Paraná, além de contar com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e do Sebrae. O lançamento aconteceu na manhã de terça-feira (14).
Com o objetivo de reconhecer empresas inovadoras e incentivar diferentes segmentos, a segunda edição do Prêmio Empresa Inovadora tem em sua primeira fase o Diagnóstico de Inovação, que deve ser realizado através do site www.premioempresainovadora.com.br/ até o dia 10 de março de 2023, a inscrição pode ser realizada de forma totalmente gratuita. A escolha das empresas que concorrerão efetivamente ao prêmio deve acontecer até o dia 13 de março.
Entre os 13 de março e 5 de maio de 2023 acontecerão a primeira e segunda etapa das entrevistas de avaliação. Já a votação popular para decidir qual será a empresa mais inovadora acontecerá entre 22 de maio e 12 de junho desse ano, seguido da avaliação final por um comitê no dia 19 de junho. A cerimônia de premiação para as empresas mais inovadoras deverá acontecer em 23 de junho, durante a programação da Viasoft Connect 2023.
Programa de inovação interna
Segundo Roberto Elias da Silva, sócio-administrador da Viasoft, a empresa tem um forte programa de inovação interna e, “no ano passado surgiu a ideia de fazer o prêmio Empresa Inovadora, para trazer a tona nas empresas o que elas tem de inovação”.
Roberto destaca que no ano passado, durante a primeira edição do prêmio, 120 empresas fizeram as inscrições e, para esse ano, a expectativa da Viasoft é atingir 500 participantes e selecionar 108 para disputar o prêmio efetivamente.
“Entendemos que muitas empresas inovam mas não sabem que inovam e não sabem onde estão inovando, por outro lado, muitas empresas que tem muitas oportunidades não estão inovando. A marca, presença, uma série de dimensões faz parte da inovação e esse programa de empresa inovadora é para isso, trazer a necessidade de inovar, de sobrevivência e despertar na empresa o interesse de levar inovação para todos os setores”, conclui Roberto.
Fortalecimento
De acordo com Elisandro Ferreira, consultor do Sebrae, destaca a inovação presente no Sudoeste do Paraná, onde foi implantado no último ano a metodologia de Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), presente nos municípios de Pato Branco, Realeza, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Palmas.
“A gente aplica a metodologia para mensurar o nível de maturidade dos ecossistemas. O Sudoeste amadureceu muito sobre tecnologia nos últimos anos e o amadurecimento do ecossistema está relacionado aos nossos indicadores, sendo que o número de empresas de tecnologia e o último Censo colocam a região do Sudoeste com o maior número de projetos inovadores em nível de Paraná”, destaca.
A gerente adjunto de novos negócios do Paraná e Rio Grande do Sul do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Thais Paola Grandi, aponta que a instituição realizar diversas ações para fomentar o ecossistema de inovação, “é por isso que estamos aqui, para divulgar as linhas que são bem atrativas para quem investe em inovação, para as empresas com perfil inovador”.
Thais destaca, ainda, que o BRDE trabalha com recursos reembolsáveis que são os financiamentos e também com a opção não reembolsável, que é o fundo de investimento onde o banco aporta o recurso e indica que seja destinado para empresas do Sul do país.
Comentários estão fechados.