Instabilidade marca o fim de semana no Paraná

A primavera segue trazendo fenômenos extremos para o Paraná. Após as fortes chuvas e rajadas de vento de até 110,5 km/h na quinta-feira (16), um novo sistema de baixa pressão provoca mais temporais nesta sexta-feira (17), especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste. Fim de semana começa com chuva e vento.
Os acumulados de chuva mais significativos foram em Guaíra (29 mm), Laranjeiras do Sul (27,2 mm) e Dois Vizinhos (23,6 mm), segundo o Simepar.

As áreas de instabilidade avançam para diversas regiões, incluindo Centro-Sul, Noroeste, Norte e Leste, com possibilidade de pancadas rápidas e temporais localizados. As temperaturas máximas ficam amenas, não ultrapassando 24°C no Oeste e Sul, enquanto o Norte deve chegar aos 34°C.

Sábado de chuva e vento forte; domingo com tempo estável

Entre a noite de sexta-feira e sábado (18), uma frente fria chega ao Estado, trazendo pancadas de chuva generalizadas e risco de temporais localizados. As rajadas de vento podem alcançar 60 a 70 km/h no litoral, influenciadas tanto pela frente fria quanto pela atuação de sistemas de alta pressão no oceano.

No sábado, as máximas não devem passar dos 25°C em todo o Paraná. Já no domingo (19), a frente fria se afasta, e o sol volta a predominar no Oeste e Sudoeste.
O Norte e Leste ainda terão nebulosidade, mas chuvas tendem a ser mais fracas. As temperaturas se elevam nessas regiões, mas dificilmente superam os 26°C.

Simepar monitora condições extremas em tempo real

O Simepar mantém operação contínua com 120 estações meteorológicas e três radares. O órgão fornece dados para a Defesa Civil e órgãos de desenvolvimento sustentável, monitorando desde enchentes e deslizamentos até períodos de seca e incêndio.

Para consultar previsão detalhada, acesse: www.simepar.br