Instabilidade trouxe chuva e temporais para Paraná

A formação de um cavado meteorológico — região alongada de baixa pressão atmosférica — entre o Sul do Brasil e países vizinhos trouxe instabilidade para o Paraná nesta quinta-feira (16), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
As condições elevadas de calor e umidade intensificaram as tempestades já registradas no norte da Argentina, Paraguai e Santa Catarina, que avançam rumo ao Estado e aumentam o potencial de chuvas rápidas e localizadas no Oeste, Noroeste, Sudoeste, Centro-Oeste, Sul e áreas do Norte paranaense.

Cidades de fronteira devem ser as mais impactadas

Durante a tarde de hoje quinta-feira 16/10 o Oeste e Sudoeste registram pancadas de chuva, com temporais pontuais atingindo alguns municípios enquanto outros permanecem sem chuva.

“A princípio não são grandes tempestades, e sim chuvas rápidas e localizadas entre a tarde e início da noite. A tendência é que percam força à noite e na madrugada”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Antes da chegada da chuva, o tempo permaneceu abafado em todas as regiões, com máximas acima de 33°C no Noroeste e Norte. Na região metropolitana de Curitiba e litoral, não há previsão de chuva, e as máximas devem ficar próximas de 27°C.

Instabilidade continua até sábado e Defesa Civil monitora alertas

A tendência é de instabilidade persistente ao longo de sexta-feira (17), com previsão de chuvas mais organizadas à tarde e durante o sábado. O risco de tempestades mais intensas é maior nas cidades do Sul e do extremo Oeste ao litoral. No Norte, os temporais permanecem isolados.

O Simepar mantém monitoramento constante das condições meteorológicas, apoiando a Defesa Civil do Paraná na emissão de alertas à população sobre chuvas extremas, deslizamentos, enchentes e demais situações críticas.

Com uma rede de 120 estações hidrometeorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar fornece dados detalhados para órgãos de gestão de riscos, Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

Mais informações e dados detalhados para cada município estão disponíveis no site: www.simepar.br

A plataforma oferece previsão do tempo, temperatura, precipitação, umidade e vento com atualização duas vezes ao dia e detalhamento por horas.