A instalação dos novos Núcleos de Cooperação Socioambiental, uma iniciativa da Itaipu Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec, mobilizou quase 200 instituições da região norte do Paraná, incluindo órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil.
Nesta semana, foram formados núcleos nas regiões do Vale do Ivaí (Apucarana), Médio Paranapanema (Londrina), Norte Pioneiro I (Cornélio Procópio) e Norte Pioneiro II (Jacarezinho). Ao todo, 295 pessoas participaram dos encontros, representando 170 instituições, que incluíram prefeituras, universidades, organizações sociais e Câmaras de Vereadores.
Participação expressiva e desafios regionais
Leila Alberton, assistente do diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, destacou a diversidade institucional da região, com uma combinação de organizações experientes e outras iniciantes no trabalho coletivo. Nos primeiros encontros, os participantes realizaram diagnósticos territoriais, identificando desafios como desmatamento, gestão de resíduos sólidos, desemprego e falta de moradia.
LEIA TAMBÉM
- Previsão do tempo: semana começa com tempo bom
- Agências do Trabalhador oferecem mais de 20 mil vagas
Objetivos do programa
Os Núcleos de Cooperação Socioambiental fazem parte do convênio Governança Participativa para a Sustentabilidade, dentro do programa Itaipu Mais que Energia, que abrange 434 municípios (399 no Paraná e 35 no Mato Grosso do Sul). A proposta é reunir diversos atores locais para melhorar a qualidade de vida nas regiões por meio de ações colaborativas e suporte técnico da Itaipu e Itaipu Parquetec.
Próximos passos
Até agora, foram instalados oito núcleos, incluindo Curitiba, Região Metropolitana e outras áreas do estado. Nas próximas semanas, novos núcleos serão formados em Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão e Dourados, com o objetivo de cobrir toda a área de atuação prioritária da usina.
Comentários estão fechados.