Instituto Ação Voluntária busca doações

Buscando proporcionar dignidade para a população vulnerável do município, o IAV realiza diversas ações para arrecadação de itens essenciais e, até mesmo, itens para proporcionar uma moradia digna para quem precisa

O Instituto Ação Voluntária (IAV) de Pato Branco, — uma iniciativa criada por um grupo de 12 voluntárias para promover atividades assistenciais para as famílias carentes do município —, atua no suporte de famílias que vivem em situação de pobreza desde 2021, após o início da pandemia da covid-19. Atualmente, a ONG busca doações da população para manter as atividades.

De acordo com a cofundadora do IAV e membro da diretoria, Fabiana Leite Werner Bellei, a ideia de formar uma associação de voluntárias partiu da iniciativa de 12 mulheres que entenderam que juntas teriam mais condições para atender as demandas das famílias carentes.

“Com a chegada da pandemia, estas famílias passaram a ter ainda mais dificuldades em todos os aspectos, principalmente financeiro, resultando em uma série de necessidades, como: manutenção da cada, compra de alimentos, leite, fraldas, já que as crianças passaram a ficar em casa em vez de frequentar a escola, creche ou entidades assistenciais”.

O nome escolhido para representar o instituto foi escolhido para evidenciar o trabalho de ação no atendimento a demandas da população, de forma rápida e prática, e ficou conhecido por “Ação Voluntária” em maio de 2021.

Fabiana destaca também que o trabalho de voluntariado é realizado de acordo com a disponibilidade das voluntárias após a demandar ser colocada para apreciação do grupo, onde as ações possíveis são debatidas e as campanhas são iniciadas, se for o caso.

Ainda em 2021, a Ação Voluntária passou a ser qualificada como instituto, constituído em forma de Associação de Direito Privado, sem fins econômicos e que desenvolve ações voltadas para a valorização da sustentabilidade, cidadania, cultura, das relações humanas com o ambiente e a sociedade através de projetos voltados especificamente para a moradia digna, enfrentamento das desigualdades sociais através de ações articuladas com órgãos públicos, privados e a sociedade civil organizada, priorizando famílias de Pessoas com Deficiência (PCD).

Ações                                                                                                     

Em um primeiro momento, o IAV realizava atividades diversificadas, desde a distribuição de cestas básicas, marmitas, enxoval para bebês, leite, móveis arrecadados na comunidade, roupas e eventos para arrecadação de doces, brinquedos e material escolar.

Após perceber que outras entidades já faziam essas arrecadações de alimentos, agasalhos e outros, o instituto passou a prestar assistência para as famílias com necessidades mais específicas e que possuem maior dificuldade de amparo, sendo que a primeira grande campanha realizada foi a arrecadação de materiais e construção de uma casa destinada a uma família do bairro Sudoeste. “Essa família morava em um barraco de lona com duas crianças, sendo uma delas com deficiência e enferma”, comenta Fabiana.

Atualmente, com nove membros compondo a diretoria do IAV, além de outros apoiadores, as voluntárias realizam várias atividades para arrecadar os recursos de suas ações.

“Os trabalhos de agora estão focados na promoção de ações na área habitacional e combate da pobreza extrema das famílias de Pessoas com Deficiência, sendo assim, desenvolve as atividades a partir de doações da comunidade, promovendo a sustentabilidade e a reutilização de objetos”.

A ONG já atendeu mais de 500 famílias de Pato Branco e outros municípios nos dois anos de fundação, além de ter construído e reformado imóveis e diversas doações de móveis, materiais de construção, roupas e alimentos.

Fabiana aponta que, a longo prazo, o grupo pretende firmar parcerias com outras entidades e universidades para o desenvolvimento de projetos e programas na área habitacional, promovendo a moradia digna e receber apoio de mais associados para que possam atender um maior número de famílias, “já que além da demanda por alimentos e agasalhos, existe a necessidade de atender famílias em péssimas condições de habitação”.

A cofundadora do Instituto comenta sobre a importância de fazer parte de um grupo que proporciona melhores situações de vida para a população mais vulnerável do município. “Fazer parte de um grupo que é referência no atendimento de tantas famílias nos faz acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária, na equidade e na garantia dos direitos daqueles que, de uma forma ou outra, dependem de assistência e dignidade”, conclui.

Ajude o IAV

A população que tiver interesse em ajudar para o Instituto Ação Voluntária pode fazer a doação de roupas, calçados, material escolar, leite, fraldas, móveis em condição de uso, artigos para bebê, materiais de construção e outros itens. O ponto de arrecadação dos donativos é na rua Tupinambá, 178, no bairro Parzianello.

Se preferir, o grupo também recebe doações em dinheiro através do PIX 42.114.425/0001-71. Os interessados em se associar para contribuir com a causa podem entrar em contato através do telefone (46) 99115-7032, falar com a Fabiana.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.