Intenção de Presentear no Dia dos Pais Cresce entre Paranaenses

A celebração do Dia dos Pais ganha força no Paraná, com um aumento na intenção de presentear, conforme indica a Sondagem do Dia dos Pais realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR. Segundo o levantamento, 56% dos paranaenses planejam presentear os pais em 11 de agosto de 2024, um crescimento em relação aos 53,9% registrados no ano anterior.

Impacto no Varejo e Geração de Empregos

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, destaca a importância do Dia dos Pais como a quarta data mais relevante para o comércio varejista. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que o volume de vendas no Paraná alcançará R$ 458 milhões, com a expectativa de abertura de vagas temporárias para atender à demanda, o que deve aquecer o mercado de trabalho no estado.

Valor Médio dos Presentes

Apesar do aumento na intenção de presentear, o tíquete médio sofreu uma leve queda de 1,1% em relação ao ano anterior, fixando-se em R$ 136,08. A maioria dos presentes (36,5%) terá um valor de até R$ 100,00. Para a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, essa estabilidade na intenção de presentear representa uma oportunidade para os pequenos negócios. A diversidade de itens procurados, como roupas, calçados, perfumes e cosméticos, abre espaço para a diversificação de ofertas e atração de clientes.

Inflação da Cesta de Consumo do Dia dos Pais

A inflação da cesta de consumo do Dia dos Pais, calculada pela Fecomércio PR com base nos dados do IPCA-15, registrou uma deflação de 0,06% em Curitiba no mês de julho, enquanto o IPCA-15 geral subiu 0,15%. No acumulado de 12 meses, a inflação da cesta de bens e serviços do Dia dos Pais na capital foi de 3,23%, uma redução em comparação aos 3,59% registrados no período anterior.

Apesar da desaceleração da inflação, itens como livros não didáticos (15,41%), perfumes (15,30%) e roupa masculina (5,74%) tiveram aumentos significativos nos últimos 12 meses.

Preferências de Compras e Comportamento de Consumo

Roupas e calçados continuam sendo os itens mais populares para presentear, escolhidos por 52,1% dos consumidores, seguidos por perfumes e cosméticos (19,1%). A maioria dos filhos (60,7%) planeja fazer as compras na semana que antecede o Dia dos Pais, e 27,6% das compras serão realizadas online, enquanto o comércio presencial, especialmente lojas de rua, será o mais procurado por 32,5% dos consumidores.

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Formas de Pagamento e Pesquisa de Preços

A maioria dos consumidores optará por pagamentos à vista, com 66,4% do total, sendo o Pix a modalidade preferida (33,2%). A pesquisa de preços é uma prática comum, realizada por 75,6% dos consumidores, principalmente pela internet (50,2%). No entanto, o fator decisivo na compra será a qualidade do produto (30,5%), seguido pelo atendimento (20,7%).

O levantamento da Fecomércio PR e do Sebrae/PR revela um cenário de otimismo moderado para o comércio no Dia dos Pais de 2024, com um aumento na intenção de presentear, apesar da leve queda no valor médio dos presentes. O comportamento de consumo aponta para uma preferência por compras à vista e uma maior valorização da qualidade e do atendimento.

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