Na última sexta-feira, 29 de novembro, ocorreu o intercâmbio entre as turmas de formação política da Assesoar e o coletivo de formadores, promovendo um encontro enriquecedor sobre comunicação popular e fortalecimento de movimentos sociais. A atividade, realizada no Moinho Paladini, no interior de Dois Vizinhos – PR, contou com a colaboração do jornal Brasil de Fato, que conduziu oficina sobre comunicação popular como parte da edição de 2024.
O evento reuniu diversas entidades parceiras, incluindo as turmas da Sintraf no Sudoeste, turmas do Sintrial da região, integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Levante Popular da Juventude.
Durante o encontro, participantes destacaram a relevância do momento para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre trabalhadores do campo e lideranças sociais. Inês da Silva, do Sindicato da Agricultura Familiar de Nova Prata do Iguaçu, expressou sua satisfação: “É um aprendizado muito bom. Pra gente agricultor, cada dia que a gente participa, a gente cada vez aprende mais. Porque a união faz a força. Eu me sinto muito feliz de estar junto, com essa equipe maravilhosa, fortalecendo sempre a nossa agricultura familiar”.
A presidenta da Assesoar, Cristiane Katzer, reforçou a importância da educação popular como pilar fundamental do trabalho da organização, durante o evento “Primeiro, agradecer, quanto Assesoar, a presença de cada um e de cada uma, hoje aqui, nesse espaço tão bonito. É tão bacana estarmos entre companheiros e companheiras. Cada um de nós veio com uma intencionalidade, algo que nos moveu a sair de casa para cá. Isso é o que torna a educação popular e a formação política tão especiais”, edonssou.
Cristiane também destacou o papel da formação política na construção da consciência de classe e no fortalecimento da classe trabalhadora.”A Assesoar tem isso como um dos principais eixos do seu trabalho: a formação de consciência da classe trabalhadora. Ver que as pessoas aceitam esse desafio conosco é muito importante”, disse a presidenta da Assesoar.
O intercâmbio consolidou-se como um espaço de aprendizado mútuo, reafirmando o compromisso com a luta por justiça social e pelo fortalecimento da agricultura familiar na região.
Legenda: Participaram do encontro representantes de entidades dos trabalhadores do campo e da cidade para a capacitação com o Brasil de Fato.
Comentários estão fechados.