O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Francisco Beltrão (IPPUB), representado pelo diretor-presidente Engenheiro Civil Rafael Dal Zotto e a diretora Arquiteta e Urbanista Maria Fernanda Pezente, participou do VIII Encontro InREDE (Rede Brasileira de Institutos de Planejamento) realizado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).
Reunião de Especialistas em Desenvolvimento Urbano
O evento reuniu especialistas, gestores e representantes de Institutos de Pesquisa e Planejamento de municípios de todas as regiões do Brasil para discutir temas cruciais sobre desenvolvimento urbano e financiamento climático. Entre os tópicos abordados estavam:
- Financiamento Climático
- Programa Pró-Cidades
- Experiências do IPPUC
Segundo Rafael Dal Zotto, a participação de Francisco Beltrão no evento foi fundamental para a integração do município a uma rede nacional de planejamento urbano. “Representando o município, o IPPUB teve a oportunidade de se integrar a uma rede nacional de planejamento urbano, compartilhar suas experiências e absorver conhecimentos valiosos para o aprimoramento das políticas públicas locais”, afirmou o presidente.
Ele também destacou a importância da colaboração entre diferentes níveis de governo e instituições financeiras, ressaltando a relevância do evento para fortalecer as capacidades locais em enfrentar desafios urbanos e climáticos.
Financiamento Climático
Técnicos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e NDB Brasil (New Development Bank) apresentaram suas iniciativas de apoio e as diversas possibilidades de financiamento para os municípios brasileiros, focando no desenvolvimento urbano e na adaptação às mudanças climáticas.
LEIA MAIS
- Catuaí Shopping Cascavel entrega espaços aos lojistas e anuncia inauguração
- Governo federal anuncia Plano Safra com mais de R$ 400 bi para agricultura empresarial
Programa Pró-Cidades
Representantes do Ministério das Cidades apresentaram os objetivos da iniciativa, voltada para a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, fornecendo suporte técnico e financeiro aos municípios. O IPPUC compartilhou suas experiências bem-sucedidas em financiamentos, destacando práticas que podem ser adotadas por outros municípios.
O encontro contou com a presença de representantes de Institutos de Pesquisa e Planejamento Urbano de municípios das cinco regiões do Brasil, incluindo cidades como Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Manaus (AM), São Gonçalo e Niterói (RJ), Redenção (PA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).
“A diversidade de participantes proporcionou um importante intercâmbio de experiências e práticas bem-sucedidas em planejamento e desenvolvimento urbano”, enfatizou Rafael Dal Zotto, diretor-presidente do IPPUB.
Comentários estão fechados.