O secretário de Administração e Finanças de Pato Branco, Vilmar Possato Duarte, atendeu a imprensa nesta terça-feira, 14, para esclarecer as principais dúvidas dos contribuintes sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. Durante a coletiva, ele reforçou que as guias para pagamento do IPTU, da taxa de iluminação pública e da coleta de lixo já estão disponíveis para emissão, o que pode oferecer maior comodidade aos contribuintes, que podem efetuar a quitação até 17 de março.
O pagamento do IPTU oferece desconto de 5% no caso de quitação do valor total até a data limite, mesma data para o vencimento da primeira parcela. O imposto pode ser parcelado em até nove vezes, enquanto as contribuições para iluminação pública e coleta de lixo poderão ser divididas em cinco parcelas, também iniciando em março. As taxas de iluminação pública e coleta de lixo não preveem o mesmo desconto oferecido para o pagamento à vista do IPTU.
Combate à inadimplência
De acordo com o secretário, a inadimplência histórica do IPTU em Pato Branco varia entre 30% e 40%. A gestão municipal acredita que o desconto para pagamento à vista deve incentivar a redução desse índice. “Acreditamos que esse número deve cair, pois o pagamento à vista do IPTU conta com um desconto de 5%, o que é um incentivo a mais para os contribuintes”, avaliou Possato.
Emissão e segurança
Os contribuintes podem acessar o link disponível na página oficial da Prefeitura de Pato Branco para emitir suas guias de pagamento, utilizando CPF, CNPJ ou o número do cadastro imobiliário do imóvel. Para quem preferir atendimento presencial, o setor de Tributação está localizado no primeiro andar da prefeitura e oferece suporte na impressão das guias.
Possato alertou a população sobre possíveis golpes relacionados ao IPTU. “Reforçamos que a única forma segura de acessar o carnê é por meio do site oficial da prefeitura ou presencialmente no setor de Tributação. Mensagens ou links enviados por terceiros não devem ser utilizados.”
Aplicação dos recursos
Possato esclareceu ainda que a arrecadação do IPTU será destinada a áreas essenciais. Por determinação constitucional, 25% dos recursos vão para a educação e 15% para a saúde. O restante será investido conforme o plano de governo municipal. “O prefeito já tem compromissos estabelecidos para a aplicação desses recursos, que serão bem geridos e direcionados às necessidades da população”, garantiu.
Reajuste anual
Em relação ao reajuste do IPTU e das taxas, o secretário explicou que o aumento de pouco mais de 4% aplicado ao tributo é referente apenas à correção inflacionária do período de 2024 para 2025.
Os contribuintes que tiverem dúvidas podem entrar em contato na Prefeitura, através do telefone 3220-1526.
Calendário de vencimento:
- Cota única com desconto de 5%: vencimento em 17 de março
- Pagamento parcelado em 9 vezes:
1ª parcela: vencimento em 17 de março
2ª parcela: vencimento em 15 de abril
3ª parcela: vencimento em 15 de maio
4ª parcela: vencimento em 16 de junho
5ª parcela: vencimento em 15 de julho
6ª parcela: vencimento em 15 de agosto
7ª parcela: vencimento em 15 de setembro
8ª parcela: vencimento em 15 de outubro
9ª parcela: vencimento em 17 de novembro
Comentários estão fechados.