A redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 1,9% provocou queda expressiva na inadimplência em todo o Paraná em 2026.
Com o tributo mais barato, o número de motoristas que pagaram o imposto parcial ou integralmente em janeiro cresceu 17,8% em comparação com o mesmo período de 2025, alcançando 2,7 milhões de contribuintes em dia, ante 2,3 milhões no ano anterior.
O avanço foi registrado nos 399 municípios paranaenses, que encerraram o primeiro mês do calendário de pagamentos com aumento na adimplência, segundo levantamento da Receita Estadual do Paraná.
Interior lidera crescimento na regularização
O caso mais expressivo foi o de Indianópolis, na Região Noroeste, que registrou crescimento de 48% no número de contribuintes em dia com o IPVA. O município possui frota tributada de 1.333 veículos em 2026, dos quais 987 já quitaram ao menos uma cota do imposto. Em 2025, esse total era de 667.
O ranking das maiores altas inclui ainda Guaraqueçaba (35,6%), Porto Rico (28,9%), Paranapoema (28,8%), Inajá (27,8%) e Fazenda Rio Grande (27,3%).
Entre as cidades de maior porte, São José dos Pinhais apresentou alta de 22,5% no número de veículos com o imposto em dia até o fim de janeiro. Já Curitiba registrou crescimento de 20,7%, seguida por Foz do Iguaçu (20,2%) e por Cascavel, Londrina e Maringá, todas com aumento de 16%.
Pagamento à vista impulsiona resultados
Segundo o secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, os números refletem o impacto da redução de 47% na alíquota do imposto. Ele destacou que o IPVA mais barato estimulou os proprietários a regularizarem a situação junto ao Estado.
O desconto adicional de 6% para pagamento à vista também contribuiu para o aumento na quitação antecipada. Em janeiro, 1,5 milhão de contribuintes optaram por pagar as cinco cotas do tributo de uma só vez, número 37% superior ao registrado no mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 1,1 milhão de pagamentos nessa modalidade.
Pato Branco tem 4ª maior renda per capita do PR
Queda no número de veículos sem pagamento
A redução da alíquota também impactou o total de veículos sem qualquer pagamento do imposto. Em janeiro de 2025, 1,7 milhão de carros, motos e caminhões não haviam quitado a primeira cota. Já em 2026, esse total caiu para 1,4 milhão, o que representa diminuição de 15%.
Calendário da segunda parcela começa em fevereiro
O calendário de pagamento da segunda parcela do IPVA 2026 começa em 9 de fevereiro e segue até o dia 13, conforme o final da placa do veículo:
Final 1 e 2: 09/02
Final 3 e 4: 10/02
Final 5 e 6: 11/02
Final 7 e 8: 12/02
Final 9 e 0: 13/02
Os proprietários devem emitir as guias pelo Portal do IPVA ou pelo Portal de Pagamento de Tributos do Estado. Também é possível acessar as guias pelo aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para sistemas Android e iOS.
O pagamento pode ser feito via PIX, utilizando o QR Code presente na guia, por meio de mais de 800 instituições financeiras e seus canais digitais.
Estado alerta para golpes com sites falsos
A Secretaria da Fazenda orienta os contribuintes a redobrarem a atenção com sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar as guias apenas em endereços oficiais, que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou por meio do aplicativo oficial da Receita Estadual.





