A Comissão Especial de Cheias (CEC) da Itaipu confirmou a previsão de chuvas intensas nesta quinta-feira 2 de novembro, com uma expectativa de acumulado de 150mm entre quinta e sexta-feira. Diante deste cenário, a Itaipu insiste que moradores afetados pelas recentes inundações aguardem a situação estabilizar antes de retornarem às suas casas.
Estas chuvas aumentaram o nível do rio Paraná na Ponte da Amizade, ligando Brasil e Paraguai, atingindo 116,28 metros. O recorde recente foi 119,11 metros na segunda-feira 30 outubro devido às cheias do Rio Iguaçu.
Com a meta de minimizar os impactos das enchentes, a Itaipu reteve água em seu reservatório no auge da cheia do Rio Iguaçu e só liberou a vazão na quarta-feira 1 de novembro. A quantidade de água liberada pelo vertedouro da Itaipu atingiu 6 mil m³/s na quinta-feira e deve cair para 1,5 mil m³/s nesta sexta-feira.
No Paraguai, aproximadamente 500 casas foram afetadas, com o bairro San Rafael em Ciudad del Este sendo o mais atingido com 140 casas inundadas. No Brasil, áreas próximas ao Espaço das Américas e ao Iate Clube Cataratas também foram impactadas. Ambas as nações estão trabalhando juntas para monitorar e responder a esta situação através da CEC.
A Itaipu, que opera como uma usina hidrelétrica a fio d’água, depende das águas das cerca de 50 usinas a montante do Rio Paraná para gerar energia. A CEC, composta por especialistas brasileiros e paraguaios, divulga boletins hidrológicos diários, disponíveis para consulta aqui.
Comentários estão fechados.