Itaipu apresenta no Show Rural projetos de apoio ao agronegócio

A participação da Itaipu Binacional no Show Rural Cascavel, um dos maiores eventos do agronegócio no Brasil, vai além da exibição da usina e suas ações socioambientais. A empresa também está aproveitando o evento para destacar projetos de extensão universitária que contam com o seu apoio, como os projetos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Vitrine Tecnológica de Agroecologia (Vital).

As iniciativas apresentadas no Show Rural são resultado de um edital lançado pela Itaipu em 2024, que prevê o investimento de R$ 24 milhões em 200 projetos de extensão de universidades do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul. O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, ressalta que o apoio à pesquisa e à divulgação científica é um pilar fundamental do programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas públicas do Governo Federal.

“Mais do que promover ações sociais, ambientais e para o desenvolvimento econômico, que constituem a face mais visível do Itaipu Mais que Energia, é fundamental fomentar a participação acadêmica, para aprofundar os conhecimentos e disseminá-los junto à população. Esse é um aspecto essencial para a promoção da sustentabilidade na área de atuação prioritária da Itaipu”, afirmou o diretor.

Projetos em Destaque no Show Rural

No estande da Unioeste, o público pode conhecer duas pesquisas interligadas: a produção de plantas medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) em hortas urbanas de Cascavel, e o desenvolvimento da cadeia produtiva de plantas medicinais na agricultura familiar do Oeste do Paraná. A farmacêutica Emercy de Miranda e os alunos de Farmácia Amanda Barbosa e Gustavo Souza de Sá apresentam os objetivos e ações dos projetos.

“A Itaipu doou mudas que foram reproduzidas no horto da Unioeste em Cascavel e agora estamos produzindo para o fornecimento para agricultores urbanos de Cascavel e também para outras localidades, como Rio Bonito do Iguaçu, e assentamentos”, disse Emercy. “Em paralelo, estamos trabalhando com a capacitação dos agricultores, ensinando como cultivar, colher, processar, como fazer os chás, e participando de feiras e eventos para levar essas informações”, complementou.

Outro projeto em destaque no estande da Unioeste é o uso de cavalos para o tratamento terapêutico de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As estudantes de Zootecnia Milena Vargas e Ayane Martis apresentam o projeto, que é apoiado pela Itaipu e beneficia 20 crianças.

“Eu não tinha ideia de que o cavalo poderia ajudar tanto essas crianças”, afirmou Ayane. “As crianças têm diferentes níveis de dificuldade, como em socialização ou concentração, mas é muito gratificante ver a evolução de cada uma ao longo das sessões”, completou Milena.

Na Vital, espaço de agroecologia mantido pela Itaipu e diversas instituições, o público pode conhecer a pesquisa sobre “sabores da agrofloresta”, projeto da Universidade Federal da Fronteira Sul que busca fortalecer a cadeia produtiva de frutas nativas e crioulas na região central do Paraná. A professora Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, coordenadora do projeto, explica que o objetivo é desenvolver produtos à base de frutas nativas, como polpa congelada, picolés e sorvete, além de utilizar outras frutas, como o ingá, para a produção de biomassa para a fertilização de outros cultivos.

“Nós trabalhamos com agregação de valor, com processamento, agroindustrialização, porque um dos limites dessas frutas é justamente que elas têm ciclos muito curtos, a sazonalidade delas é muito marcada e não tem uma época tão definida de colheita. Então, a cadeia processada dá maior estabilidade para os agricultores fortalecerem esse tipo de produção”, explicou Manuela.

Visite o Show Rural

O Show Rural Cascavel segue até sexta-feira (14) no espaço de exposições da Coopavel, em Cascavel. A entrada é gratuita.


Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.