Itaipu Binacional compartilha expertise em energia limpa no Fórum Brasil África 2024

A Itaipu Binacional está disposta a colaborar com a transição energética e o crescimento sustentável dos países africanos, utilizando sua expertise no desenvolvimento de tecnologias voltadas à produção de energia limpa, como o biogás e o hidrogênio verde. A afirmação foi feita pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, durante o Fórum Brasil África 2024, que acontece em São Paulo e é organizado pelo Instituto Brasil África (Ibraf).

Energia renovável como pilar da sustentabilidade

Enio Verri participou da sessão plenária intitulada “Energia Renovável: Pilar fundamental para a construção de um futuro energético sustentável”, ao lado de líderes empresariais e representantes de órgãos públicos e da academia. Ele destacou que a Itaipu está pronta para estabelecer parcerias e promover a transferência de conhecimento, em colaboração com o Ministério de Relações Exteriores e o Ministério de Minas e Energia do Brasil.

Exemplos de inovação em energia limpa

Entre os exemplos de inovação mencionados por Verri estão a instalação de placas fotovoltaicas na lâmina d’água do reservatório de Itaipu, para a geração de energia solar, e a primeira planta piloto no Brasil para a produção de petróleo sintético a partir de biogás, com foco na criação de combustível sustentável para aviação (SAF).

No início deste mês, Itaipu também sediou a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, em Foz do Iguaçu (PR), reafirmando seu compromisso com a promoção de energias limpas e a sustentabilidade global.

LEIA TAMBÉM

Proposta de fundo para descarbonização

Enio Verri defendeu a criação de um fundo internacional para financiar ações de descarbonização em países com menos recursos, como as nações da África e da América Latina. O fundo seria alimentado pela indústria do petróleo, setor que mais polui o meio ambiente atualmente. “Os recursos da venda do petróleo, que não será eliminado de uma vez, serão instrumentos valiosos para financiar a transição energética”, explicou Verri.

Presença de autoridades e continuidade do fórum

Antes do painel sobre energia renovável, Verri também participou da abertura do fórum ao lado de autoridades como o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte. O fórum segue até esta terça-feira (15), abordando o tema “Investimento em Infraestrutura para Impulsionar o Desenvolvimento Sustentável no Brasil e na África”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.