A Superintendência de Manutenção da Itaipu Binacional finaliza nesta sexta-feira (20) a substituição de importantes componentes de alta tensão na cota 144 da usina. O trabalho incluiu a troca de três para-raios, três buchas e seis isoladores por equipamentos com revestimento de material polimérico, substituindo os antigos feitos de porcelana. Essa atualização visa aumentar a confiabilidade e a segurança da instalação, além de proteger melhor as pessoas que transitam na área.
Os novos componentes são parte do sistema que alimenta os escritórios da margem esquerda e os serviços auxiliares da usina na frequência de 60 Hz. A substituição segue uma série de manutenções preditivas, que começou em 2022, e já envolveu a troca de componentes dos transformadores que alimentam os serviços auxiliares de 50 Hz.
De acordo com Marcelo Domingos dos Reis, da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Transmissão, essa atualização traz maior segurança para a equipe que trabalha na área, além de manter a eficiência e qualidade do sistema elétrico da usina. O material polimérico, utilizado na isolação dos novos equipamentos, é mais seguro, pois, em caso de falha interna, não desprende materiais que possam causar ferimentos ou danificar equipamentos adjacentes, como os componentes antigos de porcelana.
A Itaipu já planeja novas substituições de equipamentos de alta tensão em 2025, envolvendo as oito saídas de linhas de 500 kV, sendo quatro em 60 Hz e quatro em 50 Hz. Ao todo, serão substituídos 140 equipamentos, reforçando ainda mais a segurança e a confiabilidade da usina.
Glossário
- Bucha: Componente que conduz a energia de maneira segura entre a parte interna do transformador e o barramento externo.
- Isolador: Equipamento que suporta fisicamente os barramentos elétricos e isola as altas tensões para garantir a segurança do sistema.
- Barramento: Barra de alumínio responsável por conduzir a corrente elétrica entre os equipamentos de alta tensão.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Itaipu Binacional com a inovação e a segurança, mantendo seu papel como referência no setor elétrico.
Comentários estão fechados.