A Itaipu Binacional, em uma iniciativa voltada para o fortalecimento de ações sociais e comunitárias, realizou na segunda-feira (20) uma cerimônia de doação de veículos para 12 associações do Paraná. O evento ocorreu no Centro Executivo da empresa, em Foz do Iguaçu (PR), e contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e do diretor de Coordenação, Carlos Carboni.
Os veículos doados faziam parte da frota da empresa e, apesar de apresentarem baixa quilometragem e manutenção em dia, foram substituídos para atender novas demandas da Itaipu. Agora, eles serão utilizados por entidades que desempenham trabalhos essenciais para o desenvolvimento social e comunitário.
“Antigamente, esses carros eram vendidos, mas decidimos que seriam mais bem aproveitados se fossem cedidos a entidades, para que possam melhorar a vida das pessoas”, destacou Enio Verri. Segundo ele, a doação dos veículos contribuirá para a qualidade de vida de muitas comunidades, atendendo demandas de prefeituras, associações e outras instituições.
As 12 associações beneficiadas atuam em diversas áreas, como agricultura familiar, assistência social, comunidades terapêuticas e atendimento a populações vulneráveis. Entre as principais atividades apoiadas estão a geração de renda, proteção da infância, atendimento a migrantes, fortalecimento de vínculos familiares e apoio a comunidades indígenas.
As entidades contempladas precisaram comprovar regularidade perante as exigências tributárias, sociais e trabalhistas, além de justificar como os veículos seriam utilizados em suas operações.
Entidades beneficiadas
Entre as associações que receberam os veículos estão:
- Associação de Produtores Orgânicos de Quedas do Iguaçu (Apoqi): O primeiro veículo da associação facilitará o transporte de matérias-primas e produtos finais no bioma Mata Atlântica, reduzindo o esforço manual dos produtores que trabalham com palmeira-jussara.
- Centro de Apoio, Reabilitação e Terapia ao Dependente Químico (Carta), Palotina: O veículo melhorará a mobilidade, reduzirá custos e auxiliará na coleta de doações, fortalecendo o impacto social da organização.
- Associação dos Produtores Rurais de São Tomé (Aprorurais): A caminhoneta atenderá às entregas de alimentos em escolas e CRAS através de programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
- Associação Vida e Esperança, Mandaguaçu: Voltada ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco, o veículo atenderá demandas de transporte para consultas médicas, visitas familiares e logística de doações.
- Associação dos Índios Kaingang da Terra Indígena de Boa Vista-Passo Liso, Laranjeiras do Sul: O carro será usado no transporte de famílias para atendimentos diversos na região.
- Cáritas Diocesana de Toledo: A instituição, que atende uma média de dois mil migrantes anualmente, ampliará seus serviços em 18 municípios do Paraná, incluindo Guaíra e Nova Aurora.
O impacto da iniciativa foi ressaltado pelos representantes das associações. José Evaristo Gomes, da Apoqi, explicou que o veículo facilitará o transporte de produtos, reduzindo custos e melhorando a logística: “A gente acabava fazendo um pouco nas costas ou terceirizando, e isso aumentava os gastos.”
Leia também
- Provopar Pato Branco: eleições da nova diretoria e os desafios do voluntariado
- Primeiro lugar em medicina da UFPR é do Curso Positivo
Para Maurício Alves Garcia, presidente do Centro Carta, o veículo significa um importante investimento na reabilitação de dependentes químicos: “Essa doação fortalece nossa capacidade de gerar impacto positivo e promove o bem-estar da comunidade.”
Já Antônio Marcelino Favoreto, da Aprorurais, celebrou a doação como uma solução para os problemas logísticos enfrentados pelos agricultores familiares. “Essa caminhoneta vai resolver muitos problemas”, afirmou.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.