Itaipu doa veículos para 12 associações no Paraná

A Itaipu Binacional, em uma iniciativa voltada para o fortalecimento de ações sociais e comunitárias, realizou na segunda-feira (20) uma cerimônia de doação de veículos para 12 associações do Paraná. O evento ocorreu no Centro Executivo da empresa, em Foz do Iguaçu (PR), e contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e do diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

Os veículos doados faziam parte da frota da empresa e, apesar de apresentarem baixa quilometragem e manutenção em dia, foram substituídos para atender novas demandas da Itaipu. Agora, eles serão utilizados por entidades que desempenham trabalhos essenciais para o desenvolvimento social e comunitário.

“Antigamente, esses carros eram vendidos, mas decidimos que seriam mais bem aproveitados se fossem cedidos a entidades, para que possam melhorar a vida das pessoas”, destacou Enio Verri. Segundo ele, a doação dos veículos contribuirá para a qualidade de vida de muitas comunidades, atendendo demandas de prefeituras, associações e outras instituições.

As 12 associações beneficiadas atuam em diversas áreas, como agricultura familiar, assistência social, comunidades terapêuticas e atendimento a populações vulneráveis. Entre as principais atividades apoiadas estão a geração de renda, proteção da infância, atendimento a migrantes, fortalecimento de vínculos familiares e apoio a comunidades indígenas.

As entidades contempladas precisaram comprovar regularidade perante as exigências tributárias, sociais e trabalhistas, além de justificar como os veículos seriam utilizados em suas operações.

Entidades beneficiadas

Entre as associações que receberam os veículos estão:

  • Associação de Produtores Orgânicos de Quedas do Iguaçu (Apoqi): O primeiro veículo da associação facilitará o transporte de matérias-primas e produtos finais no bioma Mata Atlântica, reduzindo o esforço manual dos produtores que trabalham com palmeira-jussara.
  • Centro de Apoio, Reabilitação e Terapia ao Dependente Químico (Carta), Palotina: O veículo melhorará a mobilidade, reduzirá custos e auxiliará na coleta de doações, fortalecendo o impacto social da organização.
  • Associação dos Produtores Rurais de São Tomé (Aprorurais): A caminhoneta atenderá às entregas de alimentos em escolas e CRAS através de programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
  • Associação Vida e Esperança, Mandaguaçu: Voltada ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco, o veículo atenderá demandas de transporte para consultas médicas, visitas familiares e logística de doações.
  • Associação dos Índios Kaingang da Terra Indígena de Boa Vista-Passo Liso, Laranjeiras do Sul: O carro será usado no transporte de famílias para atendimentos diversos na região.
  • Cáritas Diocesana de Toledo: A instituição, que atende uma média de dois mil migrantes anualmente, ampliará seus serviços em 18 municípios do Paraná, incluindo Guaíra e Nova Aurora.

O impacto da iniciativa foi ressaltado pelos representantes das associações. José Evaristo Gomes, da Apoqi, explicou que o veículo facilitará o transporte de produtos, reduzindo custos e melhorando a logística: “A gente acabava fazendo um pouco nas costas ou terceirizando, e isso aumentava os gastos.”

Leia também

Para Maurício Alves Garcia, presidente do Centro Carta, o veículo significa um importante investimento na reabilitação de dependentes químicos: “Essa doação fortalece nossa capacidade de gerar impacto positivo e promove o bem-estar da comunidade.”

Já Antônio Marcelino Favoreto, da Aprorurais, celebrou a doação como uma solução para os problemas logísticos enfrentados pelos agricultores familiares. “Essa caminhoneta vai resolver muitos problemas”, afirmou.


Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.