Cartilha digital orienta sobre prevenção da violência contra crianças e adolescentes
Como parte das ações da campanha Maio Laranja, a Itaipu Binacional e o Instituto IECAP lançaram, nesta sexta-feira (9), a cartilha “Uma abordagem prática sobre a prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes”. A publicação está disponível gratuitamente no site www.iecap.org.br e tem como objetivo ampliar a conscientização da sociedade sobre os direitos da infância e adolescência.
O conteúdo foi desenvolvido por Maria Leolina Cunha, consultora e especialista em Direitos da Criança e do Adolescente, e traz orientações de forma leve e didática. A cartilha aborda sinais de violência, práticas de cuidado e ferramentas de vigilância, voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, o apoio a iniciativas de proteção à infância é prioritário na agenda institucional da empresa. “A proteção à infância é uma das pautas sociais mais importantes para a Itaipu. É mais do que proteger as crianças, é proteger o futuro do nosso país e ajudar a construir uma sociedade melhor”, declarou.
Dados atualizados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), revelam um crescimento alarmante nas denúncias registradas pelo canal Disque 100. Em 2024, foram computadas 657,2 mil denúncias de violações de direitos, das quais 289,4 mil se referem especificamente a crianças e adolescentes — grupo considerado o mais vulnerável.
Para a empresária social e presidente do IECAP, Renata Oliveira, o combate à violência passa, necessariamente, pela mobilização coletiva. “Acreditamos que o melhor caminho para combater esses números alarmantes é a conscientização e união de toda a comunidade. Juntos podemos construir um contexto no qual toda criança tenha o direito de brincar, crescer e se desenvolver em segurança”, afirmou.
A cartilha integra as atividades do Projeto Casulo, uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto IECAP em convênio com a Itaipu Binacional. Atuando em municípios do Vale do Ribeira, no Paraná, o projeto promove ações voltadas à criação de contextos familiares e sociais seguros para o desenvolvimento infantojuvenil. Entre as atividades realizadas estão a capacitação de profissionais do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente, trilhas educativas em escolas públicas, seminários, workshops e estratégias de fortalecimento de vínculos familiares.
Comentários estão fechados.