A Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec promoveram, no último sábado (5), o evento de encerramento do projeto “Educação para Saúde e Sustentabilidade: Combate ao Mosquito Aedes aegypti”, em Francisco Beltrão (PR). A cerimônia, realizada na Praça Eduardo Virmond Suplicy e no Calçadão Central, marcou o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por professores, estudantes e gestores locais no enfrentamento à dengue. O evento contou com atividades lúdicas e reforçou a importância da educação como ferramenta fundamental na promoção da saúde pública.
A iniciativa é fruto de um convênio entre a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec que em 2024 alcançou 52 municípios e 535 escolas do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul. Ao todo, mais de 123 mil materiais pedagógicos e oito mil Livros do Professor foram distribuídos. Também foram concedidas 466 bolsas de tutoria a educadores envolvidos. No município de Francisco Beltrão, participaram da iniciativa 21 escolas, com a mobilização de 414 educadores e mais de 5.200 alunos do Ensino Fundamental I. A iniciativa faz parte do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas do governo federal.
Para o superintendente Responsabilidade Social da Itaipu Binacional, Eduardo Scirea, o diferencial do projeto está na capacidade de mobilizar a comunidade a partir do conhecimento. “A Itaipu investe em tecnologia e ciência, mas sabemos que grande parte do impacto está na prevenção e na mudança de hábitos. É por isso que a educação tem um papel tão estratégico. A todos os educadores envolvidos, nosso agradecimento: sem vocês, esse projeto não teria alcançado os resultados que alcançou.”
Já gestora do convênio e técnica da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Fabiane Colling, reforçou que a atuação nas escolas vai além do combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Ao levar esse projeto para 21 escolas do município, trabalhamos não apenas a prevenção dessas doenças, mas o senso de responsabilidade ambiental e social das crianças. A missão da Itaipu é produzir energia, sim, mas com olhar atento para as pessoas e o meio ambiente. São os pequenos cuidados diários, dentro e fora de casa, que fazem a diferença no enfrentamento ao mosquito.”
Representando o Itaipu Parquetec, a gestora de Educação, Karina Custódio, reforçou o papel da educação como eixo transformador. “Mais de 120 mil crianças participaram deste projeto, aprendendo sobre prevenção e levando essa consciência para suas famílias e comunidades. É a partir dessa sensibilização, desde cedo, que conseguimos construir um futuro mais saudável e sustentável. A educação é a base, e quando ela chega com propósito, como chegou aqui, o impacto se multiplica.”
O prefeito Antonio Pedron destacou a relevância da parceria entre as instituições e o poder público. “Quando unimos conhecimento, estrutura e recursos em torno de um propósito comum, os resultados são muito mais significativos. Participar desse projeto ao lado da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec é motivo de orgulho para Francisco Beltrão. É uma iniciativa que gera impacto real na vida das pessoas.”
O diretor pedagógico da Secretaria de Educação do município, Alisson Servergnini, que atuou como bolsista do projeto, destacou a importância da iniciativa para a rede municipal de ensino. “Os kits pedagógicos enviados foram fundamentais e adaptados às faixas etárias, o que facilitou muito o trabalho em sala de aula. Conseguimos levar conscientização às crianças e às famílias, promovendo um impacto real na comunidade. Essa conquista é coletiva, de professores, escolas e pontos focais que estiveram conosco nessa jornada.”
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.