
A modernização dos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promete impactar positivamente os preços dos alimentos no Brasil. Com um investimento de R$ 55,47 milhões da Itaipu Binacional, quatro unidades armazenadoras serão reformadas para melhorar a estocagem de grãos. O convênio foi assinado em 26 de março de 2025, em Ponta Grossa (PR), envolvendo Itaipu, Conab e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).
Benefícios Esperados
“A reforma vai reduzir o preço dos alimentos e a inflação, beneficiando a população”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. Ele destacou o apoio ao agronegócio e à agricultura familiar, que muitas vezes carece de locais adequados para armazenar suas produções.
Unidades Reformadas
Os recursos financiarão o projeto executivo de infraestrutura em quatro unidades da Conab: Ponta Grossa, Cambé e Rolândia (PR), e Maracaju (MS). A unidade de Ponta Grossa, com capacidade para 420 mil toneladas de grãos, terá obras completas, previstas para 2027. “Hoje, usamos apenas 300 mil toneladas por falta de estrutura. Com a modernização, teremos tecnologia de ponta e melhores condições de abastecimento”, disse o presidente da Conab, João Edegar Pretto.
Gestão e Parcerias
A Unops gerenciará o projeto, garantindo qualidade e prazos. “Atuaremos como braço operativo para entregar resultados com eficiência”, afirmou Fernando Cotrim Barbieri, diretor da Unops no Brasil. O vice-governador do Paraná, Darci Piana, elogiou a iniciativa e ofereceu apoio estadual, destacando a união entre governos federal, estadual e municipal.
Impacto na Agricultura e Segurança Alimentar
A Conab regula o mercado ao comprar alimentos a preços mínimos quando há queda e disponibilizar estoques quando os valores sobem, equilibrando custos para produtores e consumidores. “Isso dá previsibilidade à safra e garante preços justos, fortalecendo a segurança alimentar”, explicou Carlos Caboni, diretor de Coordenação da Itaipu. A iniciativa apoia programas como o PAA e o PNAE.
Programa Itaipu Mais que Energia
O investimento integra o Programa Itaipu Mais que Energia, que destina mais de R$ 3 bilhões a 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, alinhando geração de energia a ações socioambientais e ao ODS 2 (“Fome Zero e Agricultura Sustentável”).
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.