Itaipu leva oficinas de grafite a jovens no PR e MS

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec vão promover uma série de oficinas de grafite voltadas a jovens de 15 a 24 anos em 434 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra as ações dos Núcleos de Cooperação Socioambiental e reforça o compromisso da Itaipu em unir educação, cultura e sustentabilidade, alinhada às diretrizes do Governo Federal.

A proposta é levar a expressão artística aos 21 territórios atendidos pelos núcleos, incentivando a participação juvenil em atividades culturais que dialogam com questões ambientais e sociais. Além de estimular a criatividade, as oficinas também buscam fortalecer o senso de pertencimento dos jovens às suas comunidades.

Oficinas começam pelo Litoral do Paraná

As primeiras oficinas de grafite acontecem no Litoral do Paraná. A programação tem início na próxima sexta-feira (30), no CMEI Rosy Mattar da Maia, em Paranaguá, com a participação de 20 jovens.

Na sequência, o projeto percorre outros municípios da região: Matinhos (5 de fevereiro), Pontal do Paraná (6/02), Guaratuba (8/02), Antonina (10/02), Morretes (11/02) e Guaraqueçaba (13/02). A ação faz parte de um cronograma que contempla diversos territórios atendidos pelos Núcleos de Cooperação Socioambiental.

Ao longo das atividades, os participantes terão contato com equipamentos e materiais utilizados na grafitagem, além de aprender técnicas básicas da arte urbana, como traços, preenchimentos, luz e sombra, detalhes e noções de realismo.

Arte, sustentabilidade e protagonismo juvenil

De acordo com o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, as oficinas de grafite fazem parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelos Núcleos de Cooperação Socioambiental. Ele destaca que o segmento juvenil também será contemplado com oficinas de produção de vídeos, abordando a temática do combate à desinformação climática.

“As oficinas de grafite são mais uma oportunidade de envolvimento dos jovens nas ações dos Núcleos de Cooperação Socioambiental. Os participantes aprenderão sobre sustentabilidade e se reconhecerão como autores de uma obra de arte no município”, afirmou Verri.

Dessa forma, o projeto busca conectar arte urbana e educação ambiental, incentivando a reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente e o papel das novas gerações na construção de territórios mais sustentáveis.

IPTU 2026 de Beltrão tem nova cobrança do lixo

Núcleos de Cooperação Socioambiental

As oficinas de grafite para jovens integram o conjunto de atividades promovidas pelos Núcleos de Cooperação Socioambiental, que atuam na promoção e valorização da arte, da cultura e da sustentabilidade em seus territórios.

Os núcleos desenvolvem ações em parceria com instituições locais, fortalecendo redes de colaboração e ampliando oportunidades de formação para a população, especialmente entre os jovens.

Para mais informações seus territórios. Sobre os Núcleos de Cooperação Socioambiental, acesse:

Site – https://nucleosocioambiental.org.br/

Instagram – : www.instagram.com/nucleo.socioambiental/