Itaipu mostra experiência em ações sustentáveis na ONU

A Itaipu Binacional, a maior produtora de energia limpa e renovável do mundo, participará de uma série de reuniões de alto nível em Nova Iorque a partir de quinta-feira (19), reafirmando seu papel de liderança no desenvolvimento sustentável. A empresa estará representada em importantes encontros, como as reuniões do Pacto Global da ONU e a Cúpula do Futuro, que antecedem a 79ª Assembleia Geral da ONU, marcada para terça-feira (24) levando as ações sustentáveis implementadas.

O Pacto Global é uma iniciativa da ONU que busca engajar empresas em políticas sustentáveis e socialmente responsáveis, enquanto a Cúpula do Futuro reunirá chefes de Estado, governo, sociedade civil e o setor privado para debater a governança global e o desenvolvimento inclusivo.

Representação da Itaipu

A Itaipu Binacional será representada por seu diretor-geral brasileiro, Enio Verri, que fará parte da comitiva brasileira durante a abertura da Assembleia Geral da ONU. A assistente da Diretoria-Geral Brasileira, Silvana Vitorassi, e a chefe do escritório de Brasília, Lígia Soares, também integrarão a delegação nas reuniões de alto nível.

Segundo Enio Verri, o principal objetivo da participação da Itaipu nas reuniões é compartilhar a experiência da usina em iniciativas sustentáveis, que vão além da produção de energia. “A Itaipu tem uma história de excelência em inovação sustentável e programas socioambientais, reconhecida globalmente,” afirmou.

Compromisso com o meio ambiente

A Itaipu já plantou mais de 28 milhões de árvores nativas, preserva quase 100 mil hectares de florestas ao longo do Rio Paraná, e trabalha na recuperação de mais de 9 mil nascentes. Além disso, a usina já evitou a emissão de aproximadamente 3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera em 2023.

Verri destacou a urgência de uma política ambiental integrada em resposta aos eventos climáticos extremos: “Como disse o presidente Lula, chegou a hora de agir. Se não houver uma política ambiental que integre todo o planeta, o mundo corre o risco de ser destruído”, alertou.

LEIA TAMBÉM

Conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A comitiva da Itaipu também destacará seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. As ações da usina estão conectadas não apenas aos ODS 6 (água potável e saneamento) e 7 (energia acessível e limpa), mas a todos os 17 objetivos da ONU, refletindo o comprometimento da empresa e do governo brasileiro com o futuro sustentável do planeta.

Essas iniciativas fortalecem a posição da Itaipu como uma referência global em energia renovável e responsabilidade socioambiental, reafirmando a importância de suas práticas sustentáveis na agenda global de sustentabilidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.