O 1º Congresso Binacional Brasil–Paraguai de Certificação de Qualidade Fiocruz em Bancos de Leite Humano, realizado entre 4 e 7 de novembro, deu início à implementação do Programa de Certificação Fiocruz no sistema de saúde paraguaio. O evento, apoiado pela Itaipu Binacional, reuniu especialistas dos dois países para debater qualidade, inovação e integração regional em bancos de leite humano.
A cerimônia de abertura em Ciudad del Este contou com autoridades do Ministério da Saúde do Paraguai e Brasil, Fiocruz, OPAS/OMS, ABC/MRE, redes de bancos de leite humano e Itaipu Binacional. Gestores da Argentina, Unila e ILCT participaram, além de profissionais de saúde de países parceiros, via transmissão ao vivo pelo canal rBLH no YouTube com tradução simultânea.
A iniciativa destaca o papel estratégico da Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) na segurança alimentar e nutricional de recém-nascidos e lactentes, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente para redução da mortalidade infantil (ODS 3).
Conferências
O congresso promoveu conferências, painéis e fóruns sobre fundamentos da certificação, desafios na Rede Paraguaia e homenagens a profissionais que contribuíram para o avanço do programa como Marcos Krieger da Fiocruz.
Encerrando a etapa paraguaia, o evento transita para o Brasil, com programação em Foz do Iguaçu voltada à integração das redes, detalhamento técnico do programa e articulação internacional. O congresso reforça integração regional na saúde da Tríplice Fronteira, promovendo avanços em bancos de leite humano de Brasil, Paraguai e países parceiros.
Serviço:
Congresso Binacional Brasil–Paraguai de Certificação de Qualidade Fiocruz
Data: 4 a 7 de novembro de 2025
Locais: Ciudad del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil)
Transmissão: rBLH no YouTube
Contato: rblh@fiocruz.br





