Itaipu reforça apoio às vítimas do tornado em Rio Bonito

A Itaipu Binacional, uma das maiores geradoras de energia do mundo, anunciou neste sábado (8) a mobilização de sua estrutura e equipes para prestar assistência às vítimas do tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná. O evento climático, ocorrido na sexta-feira (7), provocou expressivos danos materiais, além de perdas humanas e feridos graves.

Cumprindo orientação do diretor-geral brasileiro, Enio Verri, a empresa colocou toda sua estrutura empresarial, recursos do Corpo de Bombeiros da Segurança Empresarial, além de profissionais experientes em responsabilidade social à disposição das autoridades locais e estaduais para apoiar o atendimento emergencial. O diretor de Coordenação, Carlos Carboni, desloca-se pessoalmente ao município para coordenar as ações, acompanhado do gerente da Divisão de Coordenação de Segurança, Lucas Fath, e do chefe da Assessoria de Responsabilidade Social, Eduardo Scirea.

Trabalho conjunto

O objetivo das equipes da Itaipu é avaliar, junto à Defesa Civil do Estado e ao Corpo de Bombeiros Militar, as reais necessidades e definir os formatos mais eficientes de apoio, priorizando o resgate, socorro e atendimento às vítimas. A atuação integra colaboração com governos federal e estadual, visando evitar a duplicidade de esforços e adotar uma estratégia coordenada para agilizar resultados efetivos.

A atuação se estende não apenas à fase emergencial, mas também ao amparo da população durante o período de reconstrução, reafirmando o compromisso social de Itaipu Binacional em situações de crise climática em municípios paranaenses.