A Itaipu Binacional anunciou, nesta quarta-feira (30), a seleção de 689 propostas no âmbito do Edital de Seleção de Propostas nº 01/2024, parte do programa Itaipu Mais que Energia. As iniciativas contempladas abrangem áreas como meio ambiente, saúde, produção sustentável e desenvolvimento social, e beneficiarão diretamente cerca de 310 mil pessoas em 249 municípios do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul.
O anúncio foi feito pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, durante a 2ª edição do Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), realizado em Curitiba (PR). A chamada inicial contempla 55% dos recursos disponibilizados no edital, e uma segunda seleção está prevista para o segundo semestre de 2025.
Seleção priorizou públicos vulneráveis
Das 1.666 organizações que submeteram propostas, foram escolhidas aquelas com melhor enquadramento nos quatro eixos estabelecidos:
- Conservação da biodiversidade
- Desenvolvimento comunitário
- Produção sustentável
- Saúde e bem-estar social
O processo de seleção também levou em consideração o atendimento a povos originários, comunidades tradicionais, mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, negros, agricultores familiares e populações de baixa renda.
Segundo Verri, o objetivo é fortalecer essas entidades para que tenham melhores condições de atuação. As propostas aprovadas poderão receber recursos para obras de reforma, sistemas de energia solar fotovoltaica, veículos elétricos, equipamentos, móveis, placas e sinalizações.
Transparência e parceria com a Caixa
Este é o segundo edital do programa em parceria com a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão financeira dos recursos. A chamada foi aberta em 22 de novembro de 2024 e recebeu propostas até 20 de janeiro de 2025.
A concessão de recursos por meio de editais representa um avanço na transparência e democratização dos investimentos socioambientais da Itaipu, que ampliou sua área de atuação prioritária para 434 municípios (399 no Paraná e 35 no Sul do MS).
Associação de apoio infantil entre as selecionadas
Uma das entidades contempladas é a Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN), de Curitiba. O projeto aprovado visa a reforma dos quartos de isolamento pós-transplante de medula óssea. “A verba é fundamental, pois dependemos de doações”, destacou a presidente da associação, Sirley De Nez. Em 2024, a APACN acolheu 78 crianças e atendeu mais de 1.100 pessoas.
Segunda chamada com R$ 180 milhões
Durante o evento em Curitiba, Verri convidou prefeitos a divulgarem o edital em suas cidades. A segunda chamada de propostas será publicada em julho, com mais R$ 180 milhões em recursos.
O diretor também destacou ações do programa como o AMP-Itaipu 4.0, que já capacitou mais de 18 mil servidores públicos municipais em áreas como educação e licitações.
Programa Itaipu Mais que Energia
O programa Itaipu Mais que Energia vai além dos editais. Ele abrange um conjunto de ações de responsabilidade social, educação ambiental, conservação, inclusão e promoção do desenvolvimento econômico. Com atuação em uma área de 200 mil km², o programa alcança cerca de 11 milhões de pessoas nos 434 municípios que compõem a área prioritária da usina, contribuindo diretamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Para acessar a lista completa das entidades selecionadas, clique aqui.
Comentários estão fechados.