A sexta matéria, da série realizada com todos os vereadores da Câmara de Pato Branco, com uma análise dos trabalhos da 17ª Legislatura – 2021 a 2024, é com o vereador Januário Koslinski (PL). De família pioneira, a história do vereador, para conquistar uma cadeira junto ao Legislativo, é conhecida por grande parte dos pato-branquenses, pois foram 32 anos de campanha, caminhando pela cidade e o campo, conversando com os moradores e entregando seus “santinhos” de mão em mão, a cada eleição, até ser eleito, em 2020. O sonho de ser vereador era compartilhado pela mãe, dona Olga, que pôde ver Januário tomar posse e atuar como legislador, antes de falecer, no primeiro ano de mandato do filho, em 2021.
Comissões, Leis e Emendas Impositivas
Nestes quatro anos no Legislativo, Januário apresentou inúmeros requerimentos e indicações, resultado de suas visitas nos bairros e nas comunidades, ouvindo os munícipes. As solicitações foram desde pavimentação asfáltica, instalação de contêineres, revitalizações das escolas e manutenção de pontes, enviadas ao Executivo, até pedidos de verbas, encaminhadas aos deputados.
As Leis propostas pelo legislador também contemplaram várias áreas, como a denominação de espaços públicos, em reconhecimento ao legado deixado, por homens e mulheres, na construção de Pato Branco; a economia municipal, com a Lei que prevê a implantação do uso de energia solar em espaços públicos, como parques, Unidades de Saúde, quadras esportivas, praças, entre outros; e a proteção à vida, com a Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais e das maternidades, públicas e privadas, prestarem orientações para primeiros socorros e prevenção de morte súbita de recém-nascidos.
As Emendas Impositivas, durante sua atuação, também foram destinadas para diversas entidades e áreas, como esporte, educação e saúde, que sempre foi uma preocupação constante, onde destinou valores que foram utilizados para obras de revitalização em várias Unidades de Saúde, como as da Comunidade Sede Gavião, de Sede Dom Carlos e de Independência. A cada ano, Januário também destinou emendas para manutenção e apoio das atividades realizadas pela Associação Iguais nas Diferenças, principalmente, para a Equoterapia, onde os recursos foram utilizados para construção de um espaço adequado. A Associação, por meio deste projeto gratuito, atende pessoas em situação de risco ou estado de vulnerabilidade pessoal ou social, com necessidades especiais – auditiva, física, intelectual e visual, entre outras – objetivando seu desenvolvimento educacional e social.
Leia também
Natal da Gratidão 2024 tem início nesta terça-feira em Pato Branco
Futuro
O vereador não foi eleito para a próxima Legislatura, mas acredita que seu trabalho pela cidade ainda não terminou, pois vê a função de vereador com orgulho e otimismo. “Ainda há muito que podemos fazer pelo nosso município e eu tenho certeza que posso contribuir com o desenvolvimento. Não estarei como vereador eleito, mas continuarei caminhando por Pato Branco, fazendo minhas entregas de produtos, visitando as pessoas, cumprimentando cada um e ouvindo a todos”, comprometeu-se Januário.
Comentários estão fechados.