O vereador Januário Koslinski (PSDB), encaminhou um requerimento ao governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, solicitando recursos a serem destinados à implantação de um Colégio Agrícola em Pato Branco.
Para o parlamentar, as escolas agrícolas espalhadas pelo território nacional desempenham um importante elo entre homem e campo. Possibilitam, a partir de técnicas educacionais e de treinamento, não só complementar a matriz curricular, mas ainda formar cidadãos comprometidos com a agricultura sem esquecer do desenvolvimento pessoal e profissional.
Koslinski reforça que além das aulas das disciplinas comuns como português, matemática, geografia, história, os alunos dessas escolas têm como diferencial aulas práticas de disciplinas relacionadas a conhecimentos da terra, como zootecnia, em que se associam ciência e agricultura, permitindo, efetiva inter-relação entre prática e teoria.
De acordo com o vereador, as práticas pedagógicas utilizadas em um Colégio Agrícola, em geral visam desenvolver nos jovens o amor pelo trabalho na terra. Também trazem conhecimentos que os auxiliam a enfrentar os desafios nos campos de produção, visto que trata-se também de um ensino profissionalizante. O Colégio Agrícola é uma ferramenta de luta dos seus sujeitos para a conquista de seus direitos de cidadãos, um colégio que vai além da palavra e dos livros.
Januário Koslinski conclui afirmando que através do ensino integrado, o Colégio Agrícola garante não só a elevação da escolaridade, como também que o trabalho no campo seja entendido no âmbito da sociedade em que ele se insere.
Comentários estão fechados.