O rosto jovem da Igreja em Portugal
Dom Edgar Xavier Ertl
As Jornadas Mundiais da Juventude JMJ) são um caminho iniciado por São João Paulo II para responder ao desejo de encontro, de paz e verdade dos jovens. Um caminho de fé e evangelização que continua a atravessar a história. A Jornada da Juventude significa precisamente isto: ir ao encontro de Deus, que entrou na história humana por meio do mistério pascal de Jesus Cristo. E entrou de modo irreversível. “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá, pela primeira vez, em Lisboa, capital de Portugal, de 1 a 6 de agosto.
A organização da JMJ 2023 conta em acolher em agosto cerca de 1 milhão de participantes. O Papa Francisco vai estar em Portugal de 2 a 6 de agosto num programa marcado por encontros com jovens, também com populações pobres, uma curta visita a Fátima para uma oração especial e, obviamente, para as grandes celebrações da JMJ. A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão rejubila-se pela possibilidade de enviar 10 jovens, representando, portanto, o oceano juvenil desta Igreja ainda tão jovem! Desejo aos jovens diocesanos, que descubram a beleza e a riqueza da experiência da Jornada de 2023, em Lisboa. Vivam-na com alegria e gratidão ao Senhor pela oportunidade deste encontro mundial, especial, assim cremos, com a presença do Papa Francisco.
O Papa Francisco lança um desafio aos jovens que estão a preparar-se para a JMJ de Lisboa pedindo-lhes para visitarem os mais idosos. “A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho. A sua oração proteger-vos-á e levareis no coração a bênção daquele encontro”, disse o Papa. Francisco faz também um apelo especial aos idosos para que rezem pelos jovens “que estão prestes a celebrar a JMJ”.
Francisco ouvirá jovens em confissão
No dia 4 de agosto, o Papa começa por confessar alguns jovens, no Parque do Perdão, em Belém, logo de manhã pelas 9h, seguindo-se um encontro com representantes de centros de assistência social e caritativa no Centro Paroquial de Serafina, em Lisboa. Nesse dia Francisco almoça com jovens, na Nunciatura Apostólica. O programa do dia encerra-se com a grande celebração da Via Sacra, pelas 18h, no Parque Eduardo VII, com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes. No dia 5 de agosto, às 20h45, o Papa Francisco presidirá a grande vigília de oração com os jovens no Parque Tejo. Na manhã de dia 6 de agosto, domingo, às 9h, terá lugar no Parque Tejo a grande Missa do Envio da JMJ e a recitação do Angelus.
Às pressas Maria, jovem, visita sua prima Isabel, idosa!
O Papa propõe aos jovens da Jornada de Lisboa e outros jovens, sobremaneira, os jovens da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, o exemplo de Maria, embora muito jovem, que vai servir sua prima Isabel, anciã, mãe de João Batista, o precursor de Jesus. “Então Maria se levantou e se dirigiu apressadamente à serra, a um povoado da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel” (Lc 1,39-40). Quando Maria foi ter com Isabel, não o fez por sua própria iniciativa, como missionária. Foi como serva daquele Senhor que trazia no ventre. Nada disse sobre si, limitou-se a levar o Filho e a louvar a Deus. Uma coisa é verdade: partiu às pressas, plena de Deus, aonde ir depressa senão às alturas? Ela ensina-nos a pressa fiel, a espiritualidade da pressa. A pressa da fidelidade e da adoração. Não era ela a protagonista, mas a serva do único protagonista da missão, seu Filho Jesus. Maria serviu Isabel durante três meses. Fez-se solidária, servidora.
Dom Edgar Xavier Ertl – Bispo – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão
Comentários estão fechados.