José Roberto Ricken assume a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR

Em uma votação unânime realizada nesta segunda-feira (17), José Roberto Ricken foi eleito o novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PR. A reunião, ocorrida na sede da instituição em Curitiba, reuniu representantes de diversas instituições que integram o colegiado. Ricken, que preside a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar), assume o posto para o biênio 2025-2026.

Edson José de Vasconcelos, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), também foi eleito por unanimidade para o cargo de vice-presidente do CDE. Sua experiência e conhecimento do setor industrial serão valiosos para o desenvolvimento de ações que beneficiem os pequenos negócios do estado.

Trajetória profissional de José Roberto Ricken

Natural de Manoel Ribas, no coração do Paraná, Ricken possui uma vasta experiência no setor do agronegócio e cooperativismo. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Administração pela Ebape – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, e especialista em Cooperativismo, Ricken coordenou a implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), onde atuou como superintendente até 2016. Naquele ano, foi eleito presidente do Sistema Ocepar, cargo que ocupa até o momento.

Novo presidente do Sebrae/PR destaca a importância do apoio aos pequenos negócios

Em seu discurso de posse, Ricken enfatizou o papel fundamental do Sebrae/PR no apoio aos pequenos empreendedores e reiterou seu compromisso em ampliar os esforços para o desenvolvimento dos pequenos negócios em todo o estado.

“Agradeço a confiança depositada em mim pelo Conselho. Tenho convicção de que o trabalho realizado pelo Sebrae no Paraná é de excelência. Ao lado de todos os membros do Conselho e demais parceiros, vamos trabalhar incansavelmente para que os pequenos empreendimentos cresçam e se desenvolvam ainda mais, atendendo às necessidades específicas de cada setor”, declarou Ricken.

Legado da gestão anterior e desafios da nova gestão

Ricken sucede Ercílio Santinoni, presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar), que liderou o CDE nos últimos dois anos. A gestão de Santinoni foi marcada por avanços significativos, como o aumento no número de atendimentos, o fortalecimento da rede física do Sebrae/PR, a melhoria do ambiente de negócios e a retomada da Feira do Empreendedor, um dos maiores eventos de empreendedorismo do estado.

O novo presidente do CDE terá o desafio de dar continuidade a esses avanços e implementar novas ações que impulsionem o desenvolvimento dos pequenos negócios do Paraná, gerando emprego, renda e oportunidades para os paranaenses.

Leia Também

Diretor-superintendente do Sebrae/PR projeta futuro promissor para o empreendedorismo no estado

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, expressou sua confiança na gestão de Ricken e destacou a importância da parceria entre o Sebrae/PR e o Sistema Ocepar para o fortalecimento do empreendedorismo no estado.

“Acreditamos que a experiência do Ricken na condução do Conselho será fundamental para fortalecer ainda mais o nosso trabalho no Paraná. Agradecemos também ao Ercílio Santinoni pela sua dedicação e expertise durante sua gestão e reiteramos o nosso compromisso em continuar trabalhando em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios”, afirmou Tioqueta.

Novos conselheiros tomam posse e reforçam o time do CDE

A reunião também marcou a posse de novos conselheiros, que chegam para somar forças e contribuir com suas experiências e conhecimentos para o sucesso do Sebrae/PR.

  • Marcos Sfair Sunye, reitor da Universidade Federal do Paraná, assume como conselheiro titular, substituindo Graciela Inês Muniz.
  • Ciro Alberto de Oliveira Ribeiro, professor da UFPR, assume como conselheiro suplente.
  • Carlos Gustavo Silva, do Banco do Brasil, assume como conselheiro suplente.

Sobre o Conselho Deliberativo do Sebrae/PR

O Conselho Deliberativo é um órgão fundamental na gestão do Sebrae/PR. Responsável por definir as políticas, diretrizes e prioridades na aplicação dos recursos financeiros da instituição, o Conselho é composto por 13 instituições representativas do setor produtivo, governo e universidades.

Leia também

Instituições que compõem o Conselho Deliberativo do Sebrae/PR:

  • Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar)
  • Fomento Paraná
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep)
  • Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap)
  • Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar)
  • Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR)
  • Sebrae Nacional
  • Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)


Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.