A estudante Luiza San Martins Alba está se preparando para uma temporada de intercâmbio nos Estados Unidos. A jovem de 17 anos de idade embarca no próximo mês de agosto, e deve passar um ano no estado de Michigan, em duas vilas próximas a fronteira com o Canadá.
Luiza foi aprovada no processo seletivo de intercâmbio do Rotary Club, por intermédio do Rotary Club de Pato Branco – Sul. “Entrei em contato com minha família, recentemente. Minha host mom tem sete filhos”, adianta a jovem.
O Rotary Club mantém vários programas de intercâmbio, com diferentes finalidades, porém, com o objetivo principal de promover a troca de experiências entre os povos das nações.
Luiza irá para os Estados Unidos a serviço da instituição como embaixadora da paz. “A intenção é unir continentes, países, em projetos internacionais”, completou.
Esta será a primeira viagem da estudante para o exterior. Ela levará consigo o blazer que serve como uniforme do intercambista rotariano. “Eu vou com ele e preciso voltar com ele. É uma forma de as famílias me reconhecerem. Cada bottom tem um significado, é um presente de um amigo querido”, conta.
A peça de roupa funciona como um registro de experiências. “O objetivo é encher. Por exemplo, eu fui em um jogo de futebol nos Estados Unidos. Eu posso colocar o tíquete no blazer. É para que daqui a dez anos, quando eu olhar, eu possa lembrar dessa experiência”, detalha.
Luiza acredita que o programa de intercâmbio permite adquirir novas vivências, que contribuem para o crescimento pessoal dos participantes. “As vezes, a gente está na correria do dia a dia. E ficar um ano no exterior, onde você não conhece a língua nativa, proporciona a expansão da mente, permite ter outras oportunidades”, comenta.