Mudar a trajetória de vida de alguns jovens. Objetivo de uma parceria envolvendo o Ópera Educa, sediado em Curitiba e o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes). Membros das duas entidades, com o apoio do Sistema Sesi/Senai e do Senac, entre outras organizações promovem oportunidades de acesso ao ensino profissionalizante, numa fase inicial e, futuramente, ao aprendizado de nível superior.
Recentemente alguns jovens de Pato Branco se formaram em Informática Básica, no Sesi/Senai. Eles demonstram para as duas entidades que têm interesse na construção de um futuro melhor para si e suas respectivas famílias.
Durante o cerimonial de entrega dos certificados o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu e o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Colla, além do presidente do Irdes, Cláudio Petrycoski e a executiva da entidade de Pato Branco, Lilian Dal Bello destacaram o esforço dos jovens pelo aprendizado.
“É um papel diferenciado facilitar o ingresso de nossos jovens a outro estágio em qualidade de vida e os envolvidos estão de parabéns”, detalhou o prefeito.
Para o presidente do Irdes, Cláudio Petrycoski criar meios facilitadores de acesso a conhecimentos que serão úteis na vida profissional é primordial. “Conhecemos a proposta do Ópera Educa e numa ação integrada fomos a aprimorando e estamos felizes em construir caminhos bem interessantes para os jovens participantes.”
João Humberto Chemin, da direção do Ópera Educa diz que “a sociedade nos demonstrou a necessidade de gerarmos riquezas, através de nobres lições. Influenciado pelo filho especial, Mateus, João Humberto Chemin entende que o Ópera existe para facilitar trajetórias de vida que, através do apoio recebido, multipliquem o exemplo vivenciado. “
A iniciativa é embrionária e dentro das estratégias desenhadas pelas entidades envolvidas tende a se intensificar. “Buscamos apoio financeiro de quem tem e está com a consciência aberta em contribuir para uma sociedade melhor, não havendo preocupações com isenções tributárias e outros benefícios. É um doar de coração para transformar, de fato, o futuro de nossas crianças e nossos jovens que, após amplo trabalho de entrevistas, se mostram interessados em construir uma nova realidade econômica e também social para si e as pessoas que amam.