Os dois dias consecutivos, — terça e quarta-feira (29 e 30) respectivamente, sem registrar óbito por covid-19 em Pato Branco, não apagam a triste marca assinalada no décimo quinto mês de enfrentamento da pandemia. Junho de 2021, é o pior mês em número de mortes por covid-19, desde o início da pandemia.
Ou seja, de 1º de junho até ontem (30), segundo dados do Boletim Diário do Coronavírus divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 64 pato-branquenses morreram por complicações provocadas pelo vírus que já vitimou 262 pessoas no município.
Antes o recorde era do mês de março, quando 57 óbitos foram registrados.
A secretária de Saúde de Pato Branco, Lilian Brandalise ao lamentar as vidas perdidas no município, avalia que o número de óbitos é um reflexo das semanas epidemiológicas que tiveram elevados quantitativos de casos positivados no final de maio e início de junho.
Os momentos a que Lilian se refere, resultou em pelo menos duas oportunidades no período, declarações de “pior momento da pandemia”, por gestores municipais e profissionais que atuam na linha de frente.
Casos positivados
A situação da pandemia no mês somente não foi pior, pelo fato de em junho não ter sido registrado o maior número de novos casos. No mês foram anotados 1.828 novos casos de covid.
A maior marcar do ano foi em maio, com 2.279 pessoas infectadas com o vírus. (ver gráfico dados do ano).
Lilian, que na reunião do Comitê do Enfrentamento da Pandemia do Novo Coronavírus em Pato Branco, na manhã desta quinta-feira (1º), deve fazer uma ampla avaliação dos dados do município, comenta que o comportamento do mês de junho reflete também o que autoridades vinham pontuando, a busca pela redução dos novos casos positivados.
Vacinação
Na outra ponta da pandemia está a vacinação, que aliada as medidas de enfrentamento, como uso de máscara, álcool 70%, e distanciamento social, é importante para a redução das notificações e também da possibilidade de necessidade de atendimento hospitalar.
De acordo com dados do Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Pato Branco recebeu até o momento 32.768 doses para a primeira aplicação (D1), 11.512 para a segunda (D2) e 570 de única aplicação.
Conforme o Vacinômetro, a cobertura vacinal de Pato Branco ao que se refere a aplicação das doses recebidas é de 95,4% da D1, 89,91% da D2 e 93,9% da dose única.
Após ter realizado drive-thru para vacinar a população com 49 anos acima, a Secretaria de Saúde, realizou ontem a continuidade do cronograma deste público, porém, a aplicação das doses aconteceu nas Unidades de Saúde dos bairros e na Sala de Vacinação Central.