Justiça Eleitoral começa preparação das urnas para o 2º turno

A Justiça Eleitoral do Paraná inicia na segunda-feira (17) a preparação das urnas para o segundo turno das eleições. Os trabalhos vão até o dia 25 de outubro. As cerimônias públicas nos 154 fóruns eleitorais podem ser acompanhadas por qualquer pessoa, incluindo profissionais da imprensa.

Em Pato Branco

Segundo calendário disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Pato Branco a data da cerimônia da geração de mídias, referente a 73ª Zona Eleitoral – que atende aos municípios de Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Itapejara D’Oeste e Vitorino –, será na próxima terça-feira (18), a partir das 8h.

As datas das cerimônias de carga e lacração serão dias 22 e 23 de outubro, próximo fim de semana. As cerimônias serão realizadas no Fórum Eleitoral, localizado na rua Paraná, nº 1565, no centro de Pato Branco.

Panorama

Em todo o estado, as zonas eleitorais vão preparar, testar e lacrar 25.856 urnas. Na véspera das eleições, elas serão distribuídas a 4.768 locais de votação nos 399 municípios.

Em Curitiba, dez zonas eleitorais preparam 3.984 urnas eletrônicas de 415 locais de votação. As cerimônias de preparação acontecem no Fórum Eleitoral da capital, localizado na rua João Parolin, 55, Prado Velho.

Procedimentos

Segundo informou o TRE-PR, serão duas etapas de preparação das urnas: Geração de Mídias e Carga e Lacração. No segundo turno, são geradas as seguintes mídias: Mídia de resultado de votação: armazena os arquivos com os votos da seção, enviados para a totalização; e Mídia de Resultado Múltipla (MR múltipla): inicializa quatro sistemas presentes na urna.

Esses sistemas são: Sistema de apuração; Recuperador de dados (RED); Verificador pré e pós-eleição, usado, por exemplo, em auditoria das urnas; e Autoteste, que verifica o funcionamento das urnas.

A seguir, as equipes da Justiça Eleitoral inserem as mídias nas urnas, que ficam prontas para a eleição. A partir da lacração, os equipamentos não podem mais ser modificados.

Fiscalização

Partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são convocados para acompanhar. As entidades fiscalizadoras devem conferir os dados das urnas e a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais.

Legislação

O TRE-PR destaca que as cerimônias são disciplinadas pela Resolução TSE nº 23.669/21.

* Com Assessoria – TRE/PR

você pode gostar também
Deixe uma resposta