O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, confirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, deverá ser o candidato do partido à Presidência da República em 2026. A informação foi transmitida durante almoço nesta quinta-feira (7), em Brasília, e divulgada por portais nacionais.
Em entrevista nesta sexta-feira (8), Ratinho Jr. disse considerar a indicação uma honra. “A menção feita pelo presidente do partido da possível candidatura do nosso nome para mim é uma satisfação, é uma honra. São alguns passos que estão sendo dados, tem uma questão interna do partido ainda. Nós temos uma bancada de deputados federais muito forte, temos uma bancada de senadores que têm que ser ouvidos também nesse processo”, afirmou.
Ratinho mencionou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que recentemente trocou o PSDB pelo PSD e também é cotado para a disputa presidencial. “Temos também no partido o Eduardo Leite, que é um grande governador, com todas as possibilidades de representar o PSD, mas claro que fiquei extremamente honrado com a sinalização do presidente Kassab para construir um projeto de um Brasil mais moderno”, destacou.
A declaração de Kassab indica que Ratinho Jr. venceu a disputa interna com Leite. O governador paranaense é visto como um dos nomes capazes de ocupar o espaço à direita deixado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e preso por descumprir medidas cautelares no processo por tentativa de golpe de Estado.
Histórico e posicionamento político
Em maio, Ratinho Jr. afirmou que o PSD tem a “obrigação” de lançar candidato próprio à Presidência, mesmo diante de possíveis nomes de outros partidos alinhados à direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos, SP), Romeu Zema (Novo, MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil, GO).
Em junho, o PSD nacional apresentou Ratinho como potencial candidato, destacando suas duas gestões no governo do Paraná. “Eu sou o filho do Ratinho. Eu nasci em Jandaia do Sul, no Paraná, há 44 anos. Entrei na política para fazer a diferença, pois sempre vi os mesmos sobrenomes prometendo as mesmas coisas e nada saía do papel. Entrei para mudar isso”, declarou.
Agenda do governador
Ratinho comentou a sinalização de Kassab durante a cerimônia de filiação do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, ao Partido Novo, na capital paranaense. Pela manhã, o governador participou de um evento sobre educação em Holambra (SP).
Comentários estão fechados.