A campanha de trânsito Maio Amarelo foi lançada na manhã de quarta-feira (3), nas dependências da 5ª Ciretran de Pato Branco, com o slogan “No Trânsito Escolha a Vida”. Participam a Prefeitura de Pato Branco, através do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), Detran-PR, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Sest/Senat e entidades ligadas as classes de motoristas e autoescolas.
O diretor do Depatran, Robertinho da Luz Dolenga, informou que haverá durante o mês todo palestras em escolas e empresas, blitz de trânsito e distribuição de panfletos educativos para fortalecer a conscientização dos motoristas e pedestres sobre a responsabilidade e dever de cada um no trânsito a fim de reduzir o número de acidentes, mortes e feridos. Também haverá iluminação em amarelo no Largo da Liberdade, Parque do Alvorecer, Chafariz da Praça Presidente Vargas, Prefeitura de Pato Branco e rotatória do Anjo.
De acordo com Dolenga no perímetro urbano de Pato Branco ocorre uma média de três acidentes por dia. Ele afirmou ter percebido uma série de infrações de trânsito, como o uso do celular ao dirigir, avanço de preferenciais, veículos estacionados irregularmente e não uso do cinto de segurança. “Os motoristas precisam dirigir com atenção. Eles não devem usar o celular ao dirigir e sim o cinto de segurança, que em caso de acidentes diminui a possibilidade de ferimentos e óbitos”, afirmou.
Plano de Mobilidade
Dolenga informou que a Secretaria de Planejamento Urbano iniciou o Plano de Mobilidade para possibilitar maior fluxo de veículos e pessoas em Pato Branco, uma vez que já existe dificuldade de motoristas para encontrar estacionamento na área central da cidade. Ele disse que Pato Branco cresceu muito nos últimos 10 anos, pois em 2010 tinha cerca de 72 mil habitantes e agora são 94 mil, conforme dados do último Censo do IBGE, aumentando a população em mais de 30%, tendo cerca de 68 mil veículos registrados em Pato Branco. Além disso, estão vindo pessoas de fora, mais de 5 mil por dia somente na área médica para consultas e exames.
De acordo com Dolenga, a previsão é de que em 2030 Pato Branco tenha 130 mil habitantes e mais de 82 mil veículos registrados. Com isso, o plano da Secretaria de Planejamento é essencial para melhorar a mobilidade de veículos e pedestres.
Aumento da fiscalização
O tenente Luiz Alberto, comandante do Pelotão de Trânsito do 3º BPM, afirmou que vão utilizar alunos da escola de formação de soldados para aumentar a fiscalização em Pato Branco. Ele percebeu que, entre as principais infrações de trânsito na cidade, estão o estacionamento irregular em vagas de idosos, deficientes e motos, o uso do celular ao dirigir, não uso do cinto de segurança e som alto, que tira a atenção dos motoristas.
Com relação aos acidentes, o tenente Luiz Aberto disse que a média é de três por dia no perímetro urbano de Pato Branco, mas percebeu que aumentam as colisões em dias chuvosos. Ele relatou que a maioria dos acidentes é somente com danos materiais ou ferimentos leves.
Comentários estão fechados.