A Prefeitura de Pato Branco apresentou, na manhã de quarta-feira (5) os parceiros e datas para a realização da 19ª Expopato. O evento está há quase cinco anos sem edições e, desta vez, será realizado entre os dias 7 e 15 de outubro, em parceria da Sociedade Rural e Sindicato Rural.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla, fez um resgate sobre o espaço do parque de exposições, a construção do Centro de Eventos, e os objetivos do município em relação a maior feira do Sudoeste do Paraná. “Desde 2022 estamos trabalhando para tornar a 19ª Expopato realidade. Buscamos alternativas, entidades parceiras do poder executivo para a realização da feira e hoje, temos a alegria de informar essa parceria para este evento”, pontua.
Segundo o prefeito do município, Robson Cantu, será uma feira diferenciada. “Tivemos várias empresas fora do Paraná querendo licitar conosco, nós queremos mostrar o potencial comercial e industrial da cidade”,
O prefeito destaca que a terceirização de feiras aconteceu porque “hoje o dinheiro está curto e a gente tem que pensar nos projetos essenciais para a população e não em festas”, sendo esta a primeira Expopato a ser realizada neste formato.
Para o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Sinauri Bedin, o fato da região ser prioritariamente agrícola e com grande representação regional e estadual do setor, “não tem como ficar de fora. A gente apoia o desenvolvimento do município, a agricultura, o agronegócio, a pecuária e o comércio em geral”. Bedin complementa que a Expopato é uma junção de esforços para que se saia uma feira que contente a todos.
A terceirização do evento ficará a cargo da B Show Produções, representada na reunião por Evandro Caldato, que aponta a comercialização dos espaços, administração das empresas e dos shows funcionando através das secretarias.
“Estamos viabilizando os estandes para toda a população, empresário ter a oportunidade de expor seu produto com valor de mercado”, comenta Evandro, ao destacar que outras informações serão repassadas no lançamento oficial da feira, marcado para o dia 3 de maio.
Assim como em outras edições, o presidente da Sociedade Rural, Eucir Brocco, confirmou a participação da entidade a frente da pecuária e exposição de animais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Marcos Colla, destacou que a obra no Parque de Exposição já está em etapa de conclusão, “com todos os detalhes sendo cuidados pela Secretaria de Engenharia e Obras, com uma reconfiguração”. Colla aponta que há uma preocupação em tornar o local de aproximadamente 8 mil m² acessível e atrativa para toda a população.
A inauguração do parque acontecerá com o início da feira, que diferentemente de outros anos, acontecerá com um mês de antecedência. O motivo, segundo o secretário, é que em novembro o município já conta com uma vasta programação. “Mudamos a data devido a um calendário de eventos bastante apurado no final do ano, com os Jogos Abertos do Paraná e abertura do Natal de Pato Branco em novembro”.
Nesta edição, a administração municipal não fará aportes financeiros para o evento, porém, Colla garante que a Prefeitura apoiará o que estiver dentro das legalidades. “As edições anteriores sempre contaram com pessoas contratadas pelo poder público do município, contribuindo com serviços de manutenção de infraestrutura elétrica e serviços de limpeza do espaço. Isso está sendo alinhado nos detalhes do contrato com a empresa que será executora da feira, salientando que o município terá parceria com a Sociedade Rural e apoio do Sindicato Rural”.
Comentários estão fechados.