Neste sábado (17), a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) publicou uma nota informando que não mais responde pela administração do Lar de Idosos São Vicente de Paulo de Pato Branco.
“A partir de agora a ILPI estará vinculado a Paróquia São Pedro [Apóstolo], e se chamará Lar São Francisco de Assis”.
Na nota os vicentinos também agradeceram “os colaboradores, doadores e voluntários que ao longo destes 33 anos contribuíram para que o Lar São Vicente de Paulo fosse uma casa de dignidade para dezenas de idosos. Que São Vicente de Paulo e São Francisco de Assis ilumine a nova administração, pois o trabalho continua! Os vicentinos continuam Em Pato Branco fazendo seu trabalho silencioso e necessário junto a famílias em vulnerabilidade social.”
A Paróquia São Pedro Apóstolo e seu pároco frei Alex Sandro Ciarnoski até o momento não realizou uma manifestação oficial sobre o tema. Contudo, desde junho o processo de transferência da gestão vinha acontecendo entre vicentinos e franciscanos.
Ainda na sexta-feira (16) ao ter conhecimento que , atendendo uma decisão judicial, a SSVP também deixou de administrar o Lar dos Idosos São Vivente de Paulo de Maringá, o Diário do Sudoeste tentou contato com frei Alex, para saber como estavam os encaminhamentos em Pato Branco, porém, sem sucesso.
Assim como a nota que informou o afastamento dotal dos vicentinos do lar de Pato Branco, o departamento de Comunicação do Conselho Metropolitano de Maringá, assinou o comunicado da sexta-feira.