marcilei@diariodosudoeste.com.br
Na tarde da segunda-feira (3), uma explosão no sistema de aquecimento de água, instalado na cobertura de uma das alas do Lar dos Idosos São Francisco de Assis, de Pato Branco causou transtornos com os moradores da casa e um grande prejuízo à entidade.
Segundo pessoas que escutaram a explosão, com a pressão gerada, um jato de água subiu por cerca de 50 metros a contar do telhado. Com a queda, o impacto causou danos em cerca de 70% de um lado da ala masculina.
Além de danos na cobertura, o forro de PVC de alguns quartos e da área de varanda também foi danificado.
As mesmas pessoas que viram toda a situação foram as primeiras a socorrer os funcionários do lar. Entre as preocupações, a água quente, proveniente do sistema de aquecimento, mas também a possibilidade de curto circuito. Porém, felizmente nenhum idosos estava nos dormitórios no momento do incidente.
Desde segunda-feira alguns reparos começaram a ser realizados e ainda nesta terça-feira (4), uma empresa especializada em cobertura, e que costumeiramente presta serviço ao lar, está arrumando a estrutura danificada.
Além da colocação de uma nova cobertura, neste momento será recolocado forro, as placas do aquecimento de água e a estrutura que sustentação. Também será necessária a revisão da rede elétrica.
A presidente do Lar dos Idosos São Francisco de Assis, Leonilde Bonami afirma que algumas telhas aluzinco que tiveram condições, foram recortadas pela metalúrgica, e serão reaproveitadas.
Até o momento não se tem o valor exato de quanto será necessário para recuperar a ala danificada, contudo, o lar que nos últimos tempos vem tendo dificuldades de manutenção, precisa mais uma vez da ajuda da comunidade frente a adversidade.
Leonilde afirma que as doações necessárias neste momento são financeiras, uma vez que a mesma empresa que está trabalhando na manutenção do telhado, já encomendou as telhas necessárias.
“Não temos uma saúde financeira que possibilite neste momento o lar pagar estes reparos, por isso precisamos da ajuda da comunidade”, afirma a presidente do lar.
Corrida contra o tempo
Com previsão de chuva para esta quarta-feira (5), o trabalho vem sendo intenso no lar, para que pelo menos a cobertura fique pronta o mais rápido possível. Conforme Leonildo o trabalho é para que em se confirmando a chuva, todos os idosos da ala fiquem em local seguro. “Se entrar água, vai alagar a área masculina”, sintetiza.
Idosos
Conforme Leonilde nenhum idoso se feriu no incidente, uma vez que no horário em sua maioria, os idosos estavam em outras partes da casa. A presidente comenta que apenas um estava na ala danificada, porém, não nos quartos danificados.
Ela revela que após o imprevisto, como muitos estavam na área aberta da entidade, alguns idosos escutaram o estrondo, o que levou alguns moradores ficarem mais agitados momentaneamente.
Já com relação a acomodação dos idosos que utilizam os dois quartos danificados, eles foram remanejados em outros quartos, que tinham apenas um idoso.
Para das doações a comunidade pode escolher as seguintes modalidades:
CC 5390-3 Ag 0495-2 do Banco do Brasil
PIX: 78685518000101
Envelopes entregues na Casa Paroquial da Matriz São Pedro Apóstolo