Lasanha de mãe e outras memórias de fogão

*Odirlei Mitrut, consultor gastronômico da Atlas Eletrodomésticos

Na minha família, tudo acontece ao redor do fogão. É ali que a mágica acontece. É nele, no fogão, que as lembranças são afagadas e o estômago acariciado. Tenho lembranças que enchem o coração — e o estômago também. Escrevendo agora, consigo visualizar minha mãe, minha avó materna e minha nona preparando algo, tudo feito com o maior amor do mundo.

E, nesse dia das mães, nada melhor que uma boa receita para comemorar esse sentimento pra lá de especial.

Falando em boa receita, trago ótimas lembranças da lasanha da minha mãe: ela era sinônimo de comemoração, um acontecimento na minha casa. Parecia feriado, todo mundo ficava ansioso, aguardando o momento de ela ser servida.

Acredito que cozinhar é uma das formas mais belas de demonstrar o amor, e nossas mães fazem isso com maestria. Não quero disputar com ninguém para ver de qual mãe a lasanha é melhor, mas quero compartilhar essa receita tão especial para mim para homenagear todas as mães, e espero realmente que ela passe a fazer parte da sua família também.

Então, vamos lá! Vou ensinar o passo a passo. E não se preocupe com o tamanho da receita: ela é extremamente fácil.

Na cozinha sempre começamos pelo o que demora mais tempo para ficar pronto. Nessa receita, iniciaremos pelo molho de carne moída, mas podem chamar de Ragu Alla Bolognese que é o que vou ensinar a vocês (usem esse nome para parecer mais chique).

Ragu Alla Bolognese

Carne Moída1kg
Bacon300g
Cenoura250g
Salsão250g
Cebola500g
Alho3 Dentes
Tomate400g
Vinho Tinto100ml
SalQ.B.
Pimenta do ReinoQ.B.

Modo de Preparo

  • Fritamos o bacon e a carne moída com um pouco de azeite, acrescentamos os demais ingredientes, exceto o vinho, e deixamos refogar muito bem;
  • Acrescentamos o vinho, e em seguida completamos com água até cobrir por completo;
  • Deixamos cozinhar em fogo baixo até o molho engrossar, adicionamos sal e pimenta à gosto.

Vamos aproveitar e enquanto preparamos nosso Ragu, levamos ao fogo um litro de leite para ferver e, para saborizar o leite, utilizamos uma cebola cortada ao meio, com uma folha de louro fixada com cravos da índia. É um ótimo aromático, use isso e seu molho branco, também conhecido como Bechamel, jamais será o mesmo.

Molho Bechamel

Leite1 Litro
Farinha de trigo3 Colheres de Sopa
Manteiga3 Colheres de Sopa
Cebola Piqué1 Unidade
Noz MoscadaQ.B.
SalQ.B.
Pimenta do ReinoQ.B.

Modo de Preparo

  1. Coloque o leite ferver com a cebola;
  1. Numa panela acrescente a manteiga, deixe derreter e acrescente a farinha de trigo;
  2. Quando formar uma espécie de farofa (ROUX) vá despejando aos poucos o leite já coado, até despejar todo o líquido até formar um creme;
  3. Tempere com noz moscada, pimenta do reino e sal;

Enquanto o leite ferve, tome muito cuidado para não deixar derramar e sujar o fogão… Vamos separar os ingredientes da massa da lasanha. Não que você não possa comprar uma massa pronta, mas aproveito a oportunidade pra ensinar uma massa maravilhosa que vocês irão levar para a vida.

Massa de Sêmola

Farinha de Sêmola200g
Ovos e completar com água (total de 120ml)2un

Modo de Preparo:

1- Dispomos a farinha sobre a bancada em formato de vulcão, acrescentamos os ingredientes líquidos, inicialmente mexendo com um garfo;

2- Sovamos bem e deixamos descansar por pelo menos 15 minutos coberto com um plástico. Em dias muito quentes podemos deixar descansar na geladeira;

3- Após o descanso, vamos abrindo-a com o auxílio de um cilindro, ou rolo de macarrão, caso não tenha nenhum dos dois, podemos utilizar uma garrafa;

4- Abrimos a massa até ela ficar bem fina. Lembrando que não vamos pré-cozinhar em água e utilizaremos ela direto na montagem da lasanha.

Montagem:

  1. No fundo de uma travessa, colocamos um pouco do molho branco, apenas para besuntar o fundo.
  2. Iniciamos com uma camada de massa e cobrimos com o Bechamel e em seguida adicionamos o nosso Ragu Alla Bolognese e salpicamos um pouco de parmesão ralado, não muito, para não ficar salgado demais, e colocamos outra camada de massa.
  3. Repetiremos esses passos até completarmos a travessa. Finalizamos com uma generosa camada de parmesão.
  4. Agora levamos ao forno pré-aquecido a 200ºC, para gratinar por cerca de 25 minutos.
  5. Após tirar do forno, deixamos descansar por 5 minutos, isso não irá esfriar a lasanha, mas irá permitir que você consiga cortá-la sem que ela se desmanche.

Agora é só saborear e ter mais lindos momentos para recordar.

DICA DO CHEF:

Todos os preparos podem ser feitos com, pelo menos, um dia de antecedência, podendo fazer a montagem no dia que será servido ou até mesmo já deixar a lasanha montada no dia anterior na geladeira. Nesse caso o tempo de forno pode subir para até 40 minutos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta