Lavagem nasal diária pode melhorar a respiração e reduzir doenças respiratórias

Seu filho, sobrinho ou afilhado tem dificuldade para respirar, especialmente a noite? A lavagem nasal diária pode melhorar a saúde, prevenindo doenças respiratórias e amenizando o sofrimento das crianças e adolescentes com a desobstrução nasal e melhora da respiração.

O mais indicado por especialistas, para esta prática, é o uso de soro fisiológico. Em artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, é possível aprender como realizar adequadamente este procedimento em crianças. “É muito importante sabermos como limpar o nariz de nossos filhos. A limpeza nasal adequada pode prevenir doenças respiratórias e ajudar no tratamento das rinossinusites, como nas gripes e resfriados.”, consta.

A limpeza, além de retirar todo o muco acumulado na cavidade nasal, reduz o impacto à saúde pelo contato com alérgenos e agentes microbianos. Então, além da desobstrução nasal, a higienização reduz a ocorrência de crises alérgicas.

No período da primavera as alergias são muito comuns e passam a acontecer com maior frequência. Segundo artigo publicado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, a rinite alérgica é mais comum após os 2 anos de idade e atinge cerca de 26% das crianças. Já o ISAAC (Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância) apontou que a doença atinge cerca de 30% dos adolescentes.

Mas então como fazer a lavagem nasal com segurança?

Crianças menores (ou lactentes), ou aquelas que ainda não sabem como assoar o nariz: deve-se fazer a higienização nasal com soro e, com cuidado, usar uma haste com algodão na extremidade para retirar as secreções da parte mais externa das narinas. Nunca introduzir profundamente a haste.

Crianças maiores:

Peça a seu filho para assoar levemente o nariz. Em caso de obstrução nasal, não se deve assuar o nariz com força. O hábito de assuar fortemente quando o nariz está entupido pode enviar secreções para os ouvidos ou para as cavidades paranasais. produção excessiva de secreções que atingem primeiramente as narinas e, na sequência, as fossas nasais, podendo atingir também o canal auditivo.

Preparo do soro fisiológico:

Aquecer o soro fisiológico ou similar até a temperatura corporal. Pode também, friccionar o vidro entre as mãos para aquecer o conteúdo; quando aquecer em banho-maria ou no micro-ondas, avaliar a temperatura do soro no dorso da mão; Cuidados com o soro fisiológico Armazenar em geladeira. Renovar a cada 07 dias. Não deixar o conta-gotas entrar em contato com o frasco de soro (colocar o soro da limpeza em um pequeno copinho e desprezar o soro que sobrar). Algumas embalagens em formato de spray do soro fisiológico foram desenvolvidas para se evitar a contaminação e para facilitar a limpeza nasal. Além disto, o fluxo contínuo de ar pelo nariz é um dos responsáveis pela retirada das secreções que são formadas dentro do nariz. Portanto, para que as crianças tenham um nariz limpo é preciso que elas respirem adequadamente.

Fonte:  Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

você pode gostar também

Comentários estão fechados.