Deputada fez um pronunciamento durante audiência pública na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (27)
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública, nesta segunda-feira (27), sobre cuidados continuados e paliativos no âmbito da Política Nacional de Cuidados. Durante a reunião, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) cobrou a instalação de uma comissão especial para debater uma Política Nacional do Cuidado no Brasil.
Leandre é autora do Projeto de Lei 5791/19, que institui a Política Nacional do Cuidado voltada para pessoas dependentes de ajuda para o desempenho de atividades diárias. No final de 2019, o então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, chegou a autorizar a criação da comissão. Porém, a ideia não avançou por conta da pandemia da Covid-19.
“É imperioso que a gente constitua a comissão especial para ter um espaço de debate permanente e fazer um raio-x do nosso País para ver o que a gente temos disponível para os cuidados continuados e cuidados paliativos. Porque infelizmente as pessoas passam a ser invisíveis a partir do momento que elas precisam de terceiros para que as ajudem”, disse a deputada durante a audiência pública desta segunda-feira.
Segundo Leandre, o PL apresentado em 2019 possui informações que foram adquiridas em viagens a outras nações, que já possuem vigente uma política de cuidado para as pessoas dependentes.
“Precisamos trabalhar junto ao presidente da Câmara para criar esta comissão especial. Isso vai ampliar muito a visão de todos os parlamentares e também da sociedade como um todo sobre este tema”, completou.
Comentários estão fechados.