A ferramenta nova vai permitir o acolhimento dos municípios que, anteriormente, fizeram adesão ao Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa
A deputada federal Leandre Dal Ponte participou, na terça-feira (22), do lançamento do Sistema da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O evento, transmitido on-line, é organizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Também participaram do evento a ministra Damares Alves, o secretário Nacional da Pessoa Idosa, Antônio Costa, e o vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Mauro Moreira de Oliveira Freitas, e a professora do campus de Pato Branco da UTFPR, Maria de Lourdes Bernartt.
A ferramenta nova vai permitir o acolhimento dos municípios que, anteriormente, fizeram adesão ao Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa. Assim, os entes federativos terão a oportunidade de conhecer o novo sistema, atualizarem seus cadastros ou fazerem novas adesões.
“Nós sabemos que os municípios precisam avançar muito na política de proteção dos aos idosos”, afirmou a ministra Damares, mencionando o trabalho de incentivo aos prefeitos para que tenham nas cidades um conselho municipal do idoso ativo e também um fundo municipal do idoso.
O secretário Antônio Costa reforçou o fortalecimento dos conselhos estaduais e municipais, e citou a parceria do Ministério com o campus da UTFPR de Pato Branco para realizar o diagnóstico em 900 municípios brasileiros que farão parte da Rede Nacional de Proteção à Pessoa Idosa.
“Através desta parceria, os municípios não terão custo para fazer o diagnóstico, necessário para entrar com o processo de certificação de Cidade Amiga do Idoso na Organização Mundial de Saúde”, completou.
Antônio Costa, o “Toninho”, também afirmou que em março será lançada a Rede Nacional de Proteção à Pessoa Idosa e o compromisso com a Política Nacional do Cuidado, um projeto de autoria da deputada Leandre Dal Ponte, que tramita no Congresso Nacional.
“A Política Nacional do Cuidado está com o relatório pronto, com os encaminhamentos ao legislativo e ao presidente da República, para que este governo possa dar a este Paí uma Política do Cuidado, não apenas para as pessoas idosas, mas também para as crianças, e portadores de doenças raras”, completou.
Leandre, que é presidente da Comissão Externa do Envelhecimento Saudável, lembrou que seu trabalho dentro da pauta da pessoa idosa começou ainda nos primeiros anos como deputada federal. Em 2016, ela apresentou o projeto de resolução que criou a CIDOSO (Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa) na Câmara dos Deputados, e pouco tempo depois, em uma reforma ministerial, ela fez a indicação para criação da Secretaria Nacional da Pessoa Idosa.
“Queremos que as pessoas, além de ter mais anos de vida, tenham muita vida, muito dinamismo e muita oportunidade nestes anos. É importante poder manter as pessoas idosas ativas, participando da sociedade. E para isso precisamos de uma mudança de cultura”, concluiu a deputada paranaense.